Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2194
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Marta-
dc.contributor.authorBessa, Alexandra Antunes Forbes de-
dc.date.accessioned2015-07-09T10:21:56Z-
dc.date.available2015-07-09T10:21:56Z-
dc.date.issued2015-07-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2194-
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para a obtenção de grau de Mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractEste relatório foi redigido no âmbito do estágio em 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. Neste documento pretendemos espelhar as linhas orientadoras da nossa prática bem como as nossas principais preocupações, em termos da construção da identidade docente, ao longo deste estágio. Neste relatório centramos a nossa atenção no perfil do professor e no reflexo das relações interpessoais no comportamento e na aprendizagem dos alunos. Assim, vemos, ao longo deste documento, que é função do professor estabelecer relações emocionais positivas com os seus alunos, promover comportamentos adequados e preparar os alunos para que estes obtenham sucesso, não só escolar como pessoal e se integrem harmoniosamente nos contextos sociais em que se movem. Para isso, foram desenvolvidas atividades e implementadas estratégias, ao longo da intervenção educativa, tendentes a contribuir para um maior desenvolvimento pessoal e social dos alunos, a par da consecução dos objetivos associados à implementação do currículo escolar. Defende-se, assim, uma visão integrada do professor e uma educação básica em que as competências resultantes do processo de aprendizagem concorrem com o fomento das competências de ordem emocional e com o incentivo ao estabelecimento de relações interpessoais de qualidade, construindo ambientes de aprendizagem favoráveis ao sucesso educativo.por
dc.description.abstractThis report was written in the scope of the internship in elementary and middle school. This document pretends to demonstrate the most important themes in our practise as well as our main concerns, in terms of construction a teaching identity, throughout this internship. In this report we focused our attention on the teacher's profile and the students learning process. So we see, throughout this document, that it is a teacher's task to stablish positive emotional relations with his/her students, to promote adequate behaviors and to prepare his/her students so these can obtain success, not only at school but also personal, and so they can harmoniously integrate on the social context they move around. To do so, activities were developed and strategies implemented, throughout this educative intervention, aimed to contribute to a greater personal and social development of the students, parallel to the prosecution of the objectives associated to the implementation of the school curriculum. Thus, it is defended an integrated vision of the teacher and a elementary education where the skills that result from the learning process concur with the fomentation of skills of the emotional order and with the incitement to stablish quality interpersonal relationships, constructing learning environments favorable to school success.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino Básicopor
dc.subject1º-2º Ciclopor
dc.subjectRelações interpessoaispor
dc.subjectPerfil do professorpor
dc.subjectSucesso educativopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleAfetos, comportamento e aprendizagem no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: alguns contributos a partir da prática pedagógicapor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201464829-
Appears in Collections:Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
relatório completo.pdfDocumento principal505.52 kBAdobe PDFView/Open
Anexos Alexandra Bessa.pdfAnexos3.78 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.