Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2199
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, Ivone-
dc.contributor.authorPinto, Diana Rute Leite-
dc.date.accessioned2015-07-09T14:37:16Z-
dc.date.available2015-07-09T14:37:16Z-
dc.date.issued2015-07-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2199-
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente documento resulta da intervenção educativa levada a cabo pela estagiária no contexto de Educação Pré-Escolar, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar. Este trabalho, cujo tema aborda “o impacto dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do conto”, pretende mostrar diferentes formas de dinamizar a hora do conto, salientando a importância das histórias no desenvolvimento global da criança. Um dos objetivos da hora do conto é contar histórias de forma alegre e agradável, a fim de cativar a criança para o universo da literatura, fomentando nela o gosto pela mesma e ajudando-a no seu desenvolvimento. Para isso, e para realizar a investigação proposta, no decurso da prática profissional, procedeu-se a um estudo qualitativo. Como instrumentos de investigação foram utilizados uma entrevista semi-estruturada realizada à educadora cooperante e o método de análise empírica entrevista-conversa às crianças da sala, constituindo, assim, os sujeitos em estudo. Importa assim referir que este estudo permitiu concluir que apesar dos recursos utilizados terem constituído um impacto positivo no desenvolvimento do grupo, os que mereceram maior destaque foram as dramatizações realizadas pelas crianças, assim como o uso do fantocheiro e do flanelógrafo. Estes permitiram às crianças fortalecer as amizades, a cooperação, o trabalho em equipa, assim como o desenvolvimento da imaginação e criatividade.por
dc.description.abstractThis document results from the educational intervention carried out by a trainee in the context of pre-school education under the master's degree in Preschool Education. This work addresses the theme "the impact of pedagogical devices in boosting tale hour", aims to show different ways of stepping up storytelling, emphasizing the importance of stories in the child's overall development. One of the storytelling goal is to tell stories with a cheerful way in order to captivate the child to the world of literature, fostering in them a taste for it and helping it in its development. For this, and to take carry out the proposed research in the course of professional practice, we proceeded then to a qualitative study to realize mentioned. As a research tool used the semi-structured interview to the cooperating teacher and the empirical analysis method interview-conversation to the children, constituting the subject under study. It is therefore important to note that this study found that despite the resources used have made a positive impact on the development of the group, who deserved more prominent role plays were performed by children, as well as the use of Puppeteer and flannel. These allowed children strengthen friendships, cooperation, teamwork, and the development of imagination and creativity.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação Pré-Escolarpor
dc.subjectLeitura de históriaspor
dc.subjectHora do contopor
dc.subjectRecursos didáticospor
dc.titleA importância dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do contopor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201467283-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de estágio - Final.pdfDocumento principal600.94 kBAdobe PDFView/Open
ANEXOS.pdfAnexos9.68 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.