Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2206
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCraveiro, Clara-
dc.contributor.authorSantos, Mafalda Sofia Andrade-
dc.date.accessioned2015-07-14T09:41:24Z-
dc.date.available2015-07-14T09:41:24Z-
dc.date.issued2015-07-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2206-
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à escola superior de educação de Paula Frassinetti para a obtenção de grau de mestre em educação pré-escolarpor
dc.description.abstractApós uma investigação sobre a temática abordada no presente relatório acerca da importância da creche para o desenvolvimento da criança de jardim-de- infância, foi possível perceber que a informação e os estudos em Portugal que comprovem este facto são ainda escassos. No entanto, a investigação realizada sobre este tema e a prática de estágio decorrida numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) no centro da cidade do Porto, resultaram de um estudo realizado num grupo de 24 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos que permitiu concluir que de facto a creche tem um papel fundamental no desenvolvimento geral da criança. A base do estudo fundamentou-se através da observação direta, permitindo a elaboração de listas de verificação ou controlo com o objetivo de assinalar as competências e as dificuldades de cada criança individualmente; a produção de descrições diárias, registos de incidente crítico, registos contínuos e por fim registos fotográficos que permitem descrever e visualizar diretamente um determinado comportamento ou acontecimento. Como profissionais da educação devemos ter em conta que cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento e aprendizagem, porém, torna-se imprescindível tentar equalizar o nível de desenvolvimento do grupo.por
dc.description.abstractIt was after investigating how significant the day care center is for the development of the kindergarten child that was possible to understand the scarcity of information and studies testifying this fact in Portugal. However, the following investigation and the practice of an internship at a private institution of social solidarity in the centre of Oporto, with a group of 24 children aged between 3 and 4 years old, allowed gathering some evidence and understand the fundamental role of a daycare in the overall development of the child. The basis of this study was direct observation which allows developing verification or control lists with the purpose of pointing out the competences of each child individually; the production of daily descriptions, registers of critical incidents, ongoing and photographic registers enables to describe and visualize a determined behavior or event. As education practitioners we should take in consideration the developing and learning rhythm of each child, yet it becomes necessary to balance the group development.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectCrechepor
dc.titleA importância da creche para o desenvolvimento da criança de jardim-de-infânciapor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201467178-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Final.pdfDocumento principal429.83 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO I.pdfAnexo 138.54 MBAdobe PDFView/Open
ANEXO II.pdfAnexo 2187.18 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO III.pdfAnexo 34.85 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.