Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2209
Title: A expressão plástica na promoção de aprendizagens num grupo de 5 anos
Authors: Silva, Célia Maria Lopes Domingues da
Orientador: Neves, Ivone
Keywords: Expressão Plástica
Issue Date: Jun-2014
Abstract: O relatório descrito foi construído com base em enumeras situações, acontecimentos, aprendizagens e conhecimentos adquiridos e vividos enquanto estudante do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Como consequência direta da elaboração do presente relatório foi obtido um crescimento tanto a nível pessoal como profissional, permitindo assim, fortalecer a prática como futura profissional na educação. A investigação realizada teve como objetivo perceber quais as implicações que a expressão plástica tem na de aprendizagens de novos conteúdos na Educação Pré-Escolar, concretamente, num grupo de crianças de cinco anos. Assim, para a realização da investigação foram elaboradas entrevistas, cujos intervenientes de estudo consistiram na educadora e em três crianças. Para sustentar esta investigação, foram realizadas múltiplas pesquisas cuja finalidade era a de conhecer a opinião de referentes teóricos ao nível pedagógico e que apoiassem toda a prática educativa vivenciada ao longo deste percurso. O trabalho baseou-se na intervenção feita ao longo do estágio e na observação, sendo completada com dados obtidos da revisão da literatura, registos de observação e reflexões que foram elaborados ao longo do ano letivo e que permitiram aumentar o conhecimento e adequar as estratégias. Contatou-se então, que a expressão plástica é uma área de expressão e comunicação, dado permitir às crianças expressarem-se livremente, ajudandoas no desenvolvimento de novos conhecimentos, possibilitando assim a interdisciplinaridade. É fundamental que esta área seja valorizada para que as crianças comuniquem de forma particular, o modo como observam o mundo que as rodeia, manipulando os materiais, de forma criativa.
This report was built on countless situations and events as well as knowledge acquired, and lived, throughout my Pre-School Education Master’s. As a direct consequence I have grown both personal and professionally, thus strengthening my practice as a future pre-school teacher. In fact, this academic research aimed to understand the implications of artistic expression on the ability of five years old children to learn and acquire new knowledge based on the curriculum guidelines for pre-school education. As so, interviews were prepared, whose sample consisted of one teacher and three children. To support this research multiple studies were performed with the purpose of knowing academics’ opinion at a pedagogical level that would sustain all educational practice experienced along the route. Mainly, this work was based on observation together with data obtained by literature revision and records of observation and reflection developed throughout the school year. These combined factors allowed to increase my knowledge and to adapt my strategies. Artistic expression is an area of communication since it allows children to express themselves freely, assisting them in the development of new knowledge thus enabling interdisciplinarity. It is essential to value this area in order for children to communicate, particularly how they see their surroundings, while manipulating materials in a creative way.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2209
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório Final _ Célia Silva nº2010003.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.