Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2224
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dc.contributor.advisorGouveia, João-
dc.contributor.authorSantos, Susana Margarida Lima dos-
dc.date.accessioned2015-10-01T13:00:02Z-
dc.date.available2015-10-01T13:00:02Z-
dc.date.issued2015-09-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2224-
dc.descriptionTrabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação Especialização em Supervisão Pedagógicapor
dc.description.abstractPretendemos com esta investigação, fazer uma abordagem preliminar à Gestão do Conhecimento (GC) nas Escolas do Ensino Público. Na componente teórica, elaboramos uma breve caracterização da evolução da sociedade ao longo dos séculos até à sociedade atual, com o objetivo de chegar às noções de informação, conhecimento e própria GC. Posteriormente, houve a preocupação de justificar a razão de ser, ou seja, o porquê da necessidade de estudar a GC no Ensino. Seguiram-se as definições essenciais do tema abordado, estabelecendo-se uma relação hierárquica entre as mesmas, de forma a chegar à própria noção de GC. O que nos levou, neste momento, a estabelecer vantagens e objetivos para a implementação da desta no Ensino, bem como as barreiras que vão surgindo na sua aplicação. A partir deste momento, estabelecem-se requisitos e cuidados especiais na implementação da GC, sugerindo-se passos, procedimentos, estratégias e ferramentas para a sua implementação. Na recolha de dados utilizou-se a técnica de inquérito por questionário, apresentado a professores que exerçam cargos em instituições de ensino público dos concelhos pertencentes ao Quadro de Zona Pedagógica 1 – que coincidem com a Área Metropolitana do Porto – bem como uma entrevista que funcionou como pré-teste a uma direção de um dos Agrupamentos em causa. A escolha dos dois métodos pressupôs a procura de resultados mais fiáveis, tendo participado neste estudo 62 professores. Sentimos que, apesar de toda a insistência e diligências efetuadas, a adesão dos professores, dado o universo de estudo, não foi o esperado, no entanto, avançamos. Assim, podemos concluir que o principal objetivo da investigação ficou um pouco comprometido, devido às poucas respostas que obtivemos ao inquérito. Através dos resultados obtidos, observamos que, no que diz respeito à implementação da GC nas instituições de ensino público, ainda há um longo caminho a percorrer. Pois, quanto aos benefícios da GC os professores classificaram todos os que foram apresentados como muito importantes. No entanto, quando inquiridos relativamente às práticas de GC nas suas organizações, o resultado é um pouco diferente, pois encontram-se lacunas nas mesmas. Mesmo considerando importantes os benefícios, as práticas não se verificam.por
dc.description.abstractThis investigation intends to make a preliminary approach to Knowledge Management (KM) in Public Education Schools. In the theoretical part, we made a brief description of changes in society over the centuries to the present society in order to get to the concepts of information, knowledge and the KM itself. After, there was a concern to justify the purpose, i.e., the need to study the KM in Education. Then, we dealt with the essential definitions of the approached theme, setting up a hierarchical relationship between them to get to the very notion of KM. This led us, at that moment, to establish advantages and objectives for its implementation in education, as well as the barriers that came from its application. From that moment on, requirements and special care are settled in implementing the KM, suggesting steps, procedures, strategies and tools for its implementation. In data collection, we used the survey technique by questionnaire, presented to teachers that are engaged in public education institutions of the municipalities belonging to the Framework Educational Zone 1 – coinciding with the Oporto Metropolitan Area – as well as an interview that worked as a pre-test to a board of direction of one of the groupings concerned. The choice of these two methods assumed the demand for more reliable results, having participated in this study 62 teachers. Thus, we can conclude that the main objective of the investigation was a bit compromised due to few answers we got to the survey. Through the results, we noticed that in what concerns the implementation of KM in public educational institutions, there is still a long way to go as teachers classified all the benefits of KM presented as very important. However, when asked about the practices of KM in their organizations, the result was a bit different, because there are gaps in them. Even considering the important benefits, practices do not occur.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEscolas do Ensino Públicopor
dc.subjectSociedade do conhecimentopor
dc.subjectGestão do Conhecimentopor
dc.titleGestão do Conhecimento nas Escolas: abordagem preliminarpor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201371413-
Appears in Collections:Mestrado em Educação Área de Especialização: Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional

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