Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2285
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Neves, Ivone | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Paula Cristina Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-23T15:06:39Z | - |
dc.date.available | 2016-03-23T15:06:39Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2285 | - |
dc.description | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e tem por objetivo verificar a relação entre as atividades lúdicas e o desenvolvimento da linguagem e da matemática na valência da educação pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, sendo esta a pergunta de partida da investigação. Para a realização deste estudo foi necessário fazer um enquadramento teórico sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento da aprendizagem, obtendo assim um maior conhecimento e entendimento sobre o objetivo em investigação, verificando, também, como as crianças são motivadas para a descoberta de novas aprendizagens e para o desenvolvimento da linguagem e das primeiras aprendizagens matemáticas no pré-escolar, assim como no que concerne aos conteúdos de português e de matemática no 1º ciclo. A metodologia utilizada nesta investigação foi de caráter qualitativo, e assim sendo, foi necessário elaborar a caraterização do contexto e do grupo de participantes que ajudaram, mais tarde, na análise das observações, planificações e avaliações das práticas desenvolvidas, e identificar quais os instrumentos e as técnicas utilizadas. No final do relatório serão apresentados os dados recolhidos durante a investigação e será verificado que os dados apresentados comprovam a ideia defendida por vários autores, tal como Lamas (1992) citado por Dias (2006, p.21) que refere que “o prazer é essencial ao processo ensino-aprendizagem. O aluno só estará envolvido nas atividades da aula se sentir prazer no que estiver a fazer”. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Lúdico | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Brinquedo | por |
dc.subject | Jogo | por |
dc.subject | Dispositivo Pedagógico | por |
dc.title | As aprendizagens através do lúdico: a linguagem e a matemática na educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201093170 | - |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Investigação_Paula Ferreira.pdf | 6.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.