Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2287
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernandes, Ana Márcia | - |
dc.contributor.author | Almeida, Andreia Filipa Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-23T15:13:00Z | - |
dc.date.available | 2016-03-23T15:13:00Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2287 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico | por |
dc.description.abstract | Pretende-se, com este relatório de investigação, aprofundar as Perturbações do Espetro do Autismo pois a inclusão, em contexto de sala de aula e as estratégias utilizadas pelos profissionais de ensino, perante as crianças com PEA, suscitam-nos muito interesse. Uma vez que os educadores de infância e os professores do 1ºciclo são os principais intervenientes no processo de ensino de aprendizagem, considera-se fulcral a existência da seguinte pergunta de partida: Que estratégias utilizam os Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo para incluir, na sala, crianças com Perturbações do Espetro de Autismo? Os objetivos desta investigação são: conhecer as várias estratégias para lidar com crianças autistas na sala de aula; conhecer de que forma a inclusão responde às necessidades de alunos com perturbações do espetro do autismo; descrever o conceito de autismo; conhecer a sua história e evolução; conhecer os diferentes modelos de intervenção do autismo; caraterizar a importância do diagnóstico precoce; conhecer as dificuldades existentes na relação com crianças com PEA; compreender até que ponto a inclusão de alunos com PEA ajuda os pares a aceitar a diferença. A recolha de dados foi realizada através da observação e de entrevistas, dirigidas tanto às intervenientes no processo de ensino de aprendizagem (educadora de infância e professora titular de turma) como às especialistas (psicóloga e professora de educação especial). Pode afirmar-se que os objetivos centrais desta investigação foram cumpridos. Esta investigação vem dar ênfase à importância que cada profissional deve ter junto de crianças com PEA, de modo a compreender, de uma forma mais aprofundada, como lidar pedagogicamente com as mesmas e incluí-las no grupo a que pertencem. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Perturbações do Espetro do Autismo | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Estratégias de intervenção | por |
dc.title | Perturbações do espetro do autismo e estratégias para a inclusão | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201093421 | - |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Investigação ESTÁGIO II FINAL.pdf | 682.57 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.