Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2291
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNogueira, Isabel Cláudia-
dc.contributor.authorTeixeira, Ana Rita Rocha-
dc.date.accessioned2016-03-23T15:35:32Z-
dc.date.available2016-03-23T15:35:32Z-
dc.date.issued2016-03-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2291-
dc.description.abstractO presente relatório de investigação centra-se na utilização de recursos educativos na aprendizagem da matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico. Para este estudo, procedeu-se inicialmente a uma pesquisa de literatura relacionada com as conceções de recurso educativo e incidindo também sobre motivações, justificações e constrangimentos associados à sua incorporação nas atividades letivas relacionadas com a área disciplinar da Matemática. Conclui-se esta primeira etapa com a discriminação das referências normativas relacionadas com a integração de recursos educativos nas práticas matemáticas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Na componente empírica procedeu-se a um estudo exploratório e essencialmente qualitativo que, mediante a aplicação de entrevistas a docentes do 1º Ciclo e de inquéritos por questionário a estudantes, futuras professores desse nível de escolaridade, permitiu obter informações relacionadas com a integração de recursos educativos nas atividades matemáticas desenvolvidas por estes dois grupos distintos. Os resultados obtidos sugerem que, não obstante a significativa diferença de prática letiva existente entre os dois grupos, tanto professoras como estudantes, futuras professoras, têm consciência do papel e da necessidade de integração destes recursos como facilitadores das aprendizagens matemáticas e manifestam conhecer recursos educativos de variados tipos e de múltiplas funções.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectRecursos didáticospor
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.titleOs Recursos Educativos na Aprendizagem da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico: práticas docentes e perceções de futuros professorespor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201083833-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Rita I.pdf979 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.