Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2292
Title: Do Pré-escolar ao 1.º Ciclo: O percurso da escrita
Authors: Brochado, Patrícia Daniela dos Santos
Orientador: Silva, Cristina Vieira
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino básico 1º Ciclo
Literacia
Fonologia
Issue Date: 16-Mar-2016
Abstract: O presente relatório é o culminar de uma investigação que tem como foco o percurso da escrita desde a Educação Pré-escolar até ao 1.º ciclo do Ensino Básico. Este documento espelha o percurso investigativo, no que toca ao conhecimento da linguagem escrita, realizado nos dois contextos de estágio, começando com o trabalho desenvolvido na EPE como forma de impulsionar a literacia emergente e o contacto precoce da mesma com a linguagem escrita construindo as suas conceções sobre a mesma, Foi nosso objetivo, ainda neste contexto de pré-escolar, compreender a importância da transição entre a Educação Pré-escolar e o 1º CEB e como esta influencia a criança. Neste processo de transição, a consciência fonológica surge como um fator preponderante e, como tal, foi essencial perceber o seu papel ao nível da educação pré-escolar e da continuidade no 1.º Ciclo. Serão ainda apresentados alguns aspetos trabalhados com as crianças para as motivar para a linguagem escrita e para a tornar significativa. Chegando ao 1.º CEB, foi nosso objetivo compreender o trabalho que é possível realizar em torno da escrita nesta etapa e como as aprendizagens anteriores podem influenciar a aprendizagem do aluno nesta etapa. Durante o processo de investigação no 1.º Ciclo, e no percurso da linguagem escrita, centrámo-nos nas dificuldades dos alunos para tal, analisámos os erros detetados nas suas produções escritas, os quais foram categorizados, de forma de perceber a que níveis e o porquê das dificuldades manifestadas. Ao longo do percurso investigativo, recorremos a vários instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de dados, para perceber quer as práticas observadas neste domínio, quer as percepções das profissionais de educação relativamente ao mesmo, procurando compreender e refletir sobre as práticas em função do enquadramento teórico que subjaz ao trabalho em torno da linguagem escrita
This report is the culmination of an investigation that has as writing course focus from pre-school education to the 1st cycle of Basic Education. This document reflects the investigative route, as far as the written language knowledge, held in the two stage settings, starting with the work on EPE as a way to boost the emergent literacy and early contact of the same with the written language building their conceptions about the same, Was our goal, even in this context of pre-school, understanding the importance of the transition from pre-school education and the 1st CEB and how this influences the child. In this transition process, phonological awareness emerges as an important factor and, as such, it was essential to understand its role at the level of pre-school education and continuity in the 1st cycle. They will also present some aspects worked with children to motivate them for the written word and to make it meaningful. Arriving at the 1st CEB, our goal was to understand the work that can be performed around the writing in this step and how prior learning can influence student learning at this stage. During the research process in the 1st cycle, and written language course, we focused on the difficulties of the students to do this, we examined the errors detected in their written productions, which were categorized in order to realize at what levels and the reason for the difficulties experienced. Throughout the investigative route, we resort to various tools and techniques for collecting and processing data, to see whether the practices observed in this field and the perceptions of education professionals on the same, trying to understand and reflect on the practices depending on the environment theoretical underpinning to work around the written language
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2292
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti - relatório de investigação.pdfDocumento principal941.59 kBAdobe PDFView/Open
Anexos.pdfAnexos1.33 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.