Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2294
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Ana-
dc.contributor.authorNeto, Cátia Isabel Sousa Vieira-
dc.date.accessioned2016-04-05T09:50:51Z-
dc.date.available2016-04-05T09:50:51Z-
dc.date.issued2016-04-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2294-
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB.por
dc.description.abstractO presente relatório de estágio centrou-se num estudo de caso de uma criança, do género masculino, com nove anos de idade, a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico, com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) – tipo combinado, e que aos três anos de idade também lhe foi diagnosticado epilepsia. No enquadramento teórico damos conta de conceitos como o Princípio da Inclusão e de Necessidades Educativas Especiais, bem como a análise de suportes legislativos referentes à Educação Especial, entre os quais o Decreto-Lei nº 3/2008 e o Decreto-Lei nº 281/2009; e ainda a clarificação das problemáticas associadas ao estudo de caso. Procuramos aprofundar qual a etiologia da PHDA, o seu diagnóstico e terapêutica e compreender como uma criança de nove anos consegue lidar com as dificuldades que vão surgindo quer ao nível da aprendizagem como ao nível social e psicológico, bem como os seus familiares e professores. Tentamos aprofundar o papel da escola perante crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e quais as principais medidas educativas que devem ser implementadas no 1º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractThis report was focused on a study case of a child, male gender, with nine years old, attending the 1st cycle of basic education, with Disorder Hyperactivity Disorder and Attention Deficit (ADHD) - combined type, and at three years old also was diagnosed with epilepsy. In the theoretical framework we realize concepts as the Principle of Inclusion and Special Needs Education, as well as the analysis of underlying legislation related to special education, including the Portuguese Decree-Law nº 3/2008 and Decree-Law nº 281/2009; and further clarification of the issues associated with the study case. With this report we seek to deepen the etiology of ADHD, its diagnosis and therapy and understand how an nine year old can handle the difficulties that arise both in terms of learning as the social and psychological level as well as his family and teachers. We try to deepen the school role towards children with Special Educational Needs (SEN) and which are the educational measures to be implemented in the 1st cycle of basic education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectEnsino básico 1º Ciclopor
dc.subjectNecessidades especiaispor
dc.subjectHiperatividadepor
dc.titleViver com perturbação de hiperatividade e défice de atenção: um estudo de casopor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201109174-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERSAO FINAL 2.pdfDocumento principal1.73 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy
Anexos I.pdfAnexo 114.23 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy
Anexos II.pdfAnexo 216.39 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy
Anexos III.pdfAnexo 31.92 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.