Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2304
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dc.contributor.advisorCraveiro, Clara-
dc.contributor.authorLobo, Sara Patrícia Moreira-
dc.date.accessioned2016-04-13T09:55:30Z-
dc.date.available2016-04-13T09:55:30Z-
dc.date.issued2016-04-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2304-
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractAtualmente, em educação, assistimos a um discurso de promoção da participação das crianças, da sua autonomia e iniciativa, no entanto continuamos a ditar-lhes normas e regras que queremos ver cumpridas e a tomar decisões por elas, pois consideramo-nos detentores de um saber que as crianças não têm. No sentido de dar o merecido relevo a uma competência que parece desvalorizada, mas que se encontra na base da ação humana, procedeu-se à investigação sobre a iniciativa da criança, a fim de perceber o seu espaço nas valências de Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, através da perspetiva de profissionais, das famílias das crianças em estudo e da apreciação da realidade. Para isso, utilizaram-se vários instrumentos de recolha de informação, tais como observações e entrevistas aos profissionais (educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico); questionários aos pais das crianças de um contexto de Educação Pré-escolar e de um contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico; e observação das crianças desses mesmos contextos. Esta investigação demonstrou que, na prática, a iniciativa da criança acontece com menor incidência do que seria almejável, pois esta é condicionada por circunstâncias contextuais e pela atuação dos três principais agentes educativos que se associam à criança, apesar destes reconhecerem a importância da mesma para o desenvolvimento da criança.por
dc.description.abstractCurrently, in education, we witness a speech to promote the participation of children, their autonomy and initiative, however we continue to dictate them standards and rules that we want to see fulfilled and to make decisions for them, because we consider ourselves holders of a knowledge that children don’t have. In order to emphasize a skill that seems undervalued, but which is the foundation of human action, we proceeded to the investigation of the child’s initiative, in order to realize its space in Early Childhood Education and Elementary Education, through the perspective of professionals, families of the children in the study and appreciation of reality. To do so, it was used various instruments to collect information, such as observations and interviews with the professionals (childhood educator and elementary teacher); questionnaire surveys to child’s parents in the context of Early Childhood Education and Elementary Education; and observation of children of these same contexts. This research has shown that, in practice, the child’s initiative has minor incidence than would be expected, because this is conditioned by contextual circumstances and the performance of the three main educational agents that are associated with the child, despite these recognize the importance of it to child’s development.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectEnsino básico 1º Ciclopor
dc.subjectAgentes educativospor
dc.titleEspaço para a iniciativa da criança: perspetivas e realidade em estudopor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201115506-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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