Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2305
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCraveiro, Clara-
dc.contributor.authorCarneiro, Helena Isabel Seabra-
dc.date.accessioned2016-04-13T10:09:17Z-
dc.date.available2016-04-13T10:09:17Z-
dc.date.issued2016-04-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2305-
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractPretende-se, com este relatório de estágio, reconhecer e caraterizar as práticas pedagógicas desenvolvidas em dois contextos de estágio profissionalizantes, mais concretamente em Educação Pré-Escolar (EPE) e em 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), desenvolvendo uma análise critica face às atividades e aos processos de ensino aprendizagem existentes. Para tal, foram delineados objetivos específicos para a investigação que consistem em: identificar e caraterizar as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas nos contextos de estágio em EPE e 1º CEB; refletir criticamente sobre atividades/situações de aprendizagem centradas numa pedagogia transmissiva ou numa pedagogia em participação; desenvolver práticas promotoras de uma pedagogia em participação. Ao longo desta investigação, refletir-se-á sobre o conceito das pedagogias enunciadas bem como as características associadas à sua pática, integrando os indicadores referentes ao Método, Processo de Aprendizagem, Motivação e Avaliação. Por último, podemos referir que para o desenvolvimento desta investigação foi adotada uma metodologia qualitativa, recorrendo-se deste modo à recolha de dados a partir de uma observação participante e à documentação de situações evidenciadas a partir de fotografias, descrições diárias, reflexões, planificações e registos de incidentes críticos.por
dc.description.abstractIt is intended with this research report, recognize and characterize the pedagogical practices developed in two vocational training contexts, specifically in Preschool Education (PSE) and Primary School of Basic Education (PSBE), developing a critical analysis face to the activities and the existing teaching learning processes. For this, were outlined specific goals for the research which consists of: identifying and characterizing the teaching and learning activities developed in internship contexts in PSE and PSBE; critically reflect on activities / learning situations focused in a transmission pedagogy or in a pedagogy of participation; develop promoting practices on a pedagogy of participation. Throughout this investigation, will be reflected on the concept of the enunciated pedagogies and the associated characteristics to its practice, integrating the indicators referred to Method, Learning, Process, Motivation and Evaluation. Finally, we can refer that for the development of this investigation was adopted qualitative methodologies, using the data collect from a participative observation and the documentation of evidenced situations from photos, daily descriptions, reflections, planning and registrations of critical incidents.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectEnsino básico 1º Ciclopor
dc.subjectPedagogia transmissivapor
dc.subjectPedagogia participativapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.titleManeiras de fazer pedagogia: a transmissão e a participação em dois contextos de estágiopor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201115450-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
R. Investigação FINAL -SA.pdfDocumento principal913.78 kBAdobe PDFView/Open
ANEXOS -SC.pdfAnexos4.56 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.