Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2307
Title: O ambiente educativo e a relação família-escola em contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Rodrigues, Andreia Cristina Pinto
Orientador: Neves, Ivone
Silva, Brigite
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino básico 1º Ciclo
Envolvimento parental
Profissão docente
Issue Date: 8-Apr-2016
Abstract: O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, evidencia a prática pedagógica realizada pela estagiária em contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Estes contextos são a primeira etapa da vida de qualquer criança, que contribuem para o seu desenvolvimento pessoal, cognitivo e emocional. Por isto, para a construção do presente relatório, foi necessário pesquisar, conhecer diferentes pressupostos teóricos, utilizar diferentes técnicas e instrumentos de observação e sobre os contextos da prática de ensino supervisionada. Foi necessário ainda refletir sobre diferentes dimensões da intervenção educativa e sobre o papel do Educador/Professor. A reflexão deverá ser um aspeto contínuo na vida do profissional, pois a partir desta o profissional melhora e adapta as suas intervenções futuras. Refletindo pode e deve adequar a sua postura, avaliar o que correu bem e menos bem, para que possa evoluir a sua postura e interação com as crianças. A estagiária evidencia, no presente documento, pressupostos observáveis e significativos nos dois contextos, tais como a Diferenciação Pedagógica, a Aprendizagem Cooperativa e a Metodologia do Trabalho de Projeto. Aliada à prática e aos instrumentos utilizados, o documento demonstra ainda um foco especial no envolvimento parental/familiar nestes contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, pela importância reconhecida do envolvimento para a integração e desenvolvimento da criança
This report, produced for the Master in Preschool and Primary Education, shows the pedagogical practice made by the intern in the training period of Preschool and Primary Education. These settings are the first stages of the life of any child that contribute to their personal, cognitive and emotional development. To generate this report, it was necessary to carry out research on the following aspects: different theoretical assumptions, different techniques and tools of observation and also about the contexts of the practice of supervised teaching. It was also necessary to reflect on the different dimensions of educational intervention and about the role of the educator/teacher. The reflection must be a continuous aspect of the professional’s life, because starting from this one, the professional will improve and adapt his/hers future interventions. Reflecting by assessing what went well and what did not go so well can and should improve your posture and interaction with children. The intern mentioned in this document states that the observable and significant assumptions in both contexts such as Pedagogical Differentiation, Cooperative Learning and the Project’s Methodology. Tied with the practice and the tools utilised, this document shows yet a special focus in the parental/family investment in these contexts of Preschool and Primary Education, by the recognised importance of their investment when it comes to the integration and development of the child.
Description: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para a obtenção de grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2307
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão completa digital.pdfDocumento principal5.7 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy
Anexos.pdfAnexos10.17 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.