Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2317
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Mónica-
dc.contributor.authorRocha, Daniela Alexandra dos Santos-
dc.date.accessioned2016-05-11T10:38:15Z-
dc.date.available2016-05-11T10:38:15Z-
dc.date.issued2016-04-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2317-
dc.descriptionRelatório de Investigação apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO trabalho de investigação apresentado, para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, centra-se no estudo da Expressão Plástica e da Cidadania e a relevância que ambas têm na aprendizagem dos alunos. Temas fulcrais, que quando em simbiose, dão aos alunos a oportunidade de trabalhar competências essenciais para a vida de cada um. Assim sendo, este trabalho tem como objetivos principais compreender que competências são mobilizadas na área da expressão plástica e a sua importância na aprendizagem dos alunos, e ainda, perceber de que modo esta prática promove a aprendizagem da cidadania. O estudo realizado levou à criação de um projeto de intervenção artístico-educativo desenvolvido numa Escola Básica – Escola Básica nº2 do Viso, com os vinte e cinco alunos do 1º Ano do 1º CEB, no ano letivo 2015/2016. Este, pretendeu contar e incluir a participação de toda a comunidade educativa e respetivos pais. O projeto, de natureza descritiva e interpretativa, centrou-se numa metodologia qualitativa através da investigação-ação. Desta forma, foram utilizados como instrumentos de recolha de dados as produções plásticas dos alunos, a observação participante, os inquéritos realizados aos alunos e aos seus pais e a entrevista realizada ao professor titular de turma. Por fim, constata-se que é possível realizar um projeto do qual os alunos retirem não só experiências significativas como também aprendizagens importantes para a sua vida escolar, bem como, para o seu dia a dia. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver competências ao nível da expressão plástica: expressividade, criação artística, criatividade e sentido estético. A par deste desenvolvimento, surgem também competências para a cidadania tais como o relacionamento com os pares e com a restante comunidade educativa, a autonomia de cada um, pensamento critico, autorreflexão, entre outros.por
dc.description.abstractThis investigation report, scope of Master Degree in Pre-School and 1st Level Basic Education, focuses on the study of the Plastic Expression and Citizenship and the importance of both in the students learning process. Considered central themes, that when in symbiosis, provide the students the opportunity to work essential skills for each one of their life’s. The study led to the creation of an educational/artistic Intervention Project developed in a Basic Level School – Viso First Level School Nº2, involving the twenty-five students attending the 1st Level Basic Education, year 2015/2016. It aimed to count with the full participation of the educational community and parents. This project has a descriptive and interpretative nature, it followed a qualitative methodology through investigation and action. This way, the plastic production of the students, the active observation, enquiries of the students and their parents and the interview of the class Professor, were the tools to gather information of the students. To conclude, it is possible to produce a project in which the students can not only go through significant experiences, but important teachings as well for their educational life and for their day to day life. Thus, the students had the opportunity to develop skills concerning plastic expression: expressivity, artistic creation, creativity and aesthetics. In parallel it is also possible to develop citizenship skills like peer and educational community relationship, personal autonomy, critical thinking and self-awareness.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectEnsino básico 1º Ciclopor
dc.subjectExpressão plásticapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectProjeto educativopor
dc.title“Todos por uma Escola Melhor” Expressão Plástica, um caminho de aprendizagem para a Cidadaniapor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201134276-
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Investigação Final_Daniela Rocha_2010084.pdf3.74 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.