Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2349
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Marta | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-26T15:23:28Z | - |
dc.date.available | 2016-07-26T15:23:28Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Martins, M. (2012). A Educação Literária dos Professores. In C. Leite & M. Zabalza (Coords), Ensino Superior: Inovação e Qualidade na Docência (pp. 731-750). Porto: CIIE.ISBN 978-989-8471-05-5. Disponível em http://www.fpce.up.pt/ciie/cidu/publicacoes/livro_de_textos.pdf | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8471-05-5 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2349 | - |
dc.description.abstract | Esta comunicação procura refletir e apresentar algumas propostas metodológicas e recursos científico-pedagógicos que visam responder a uma questão que exige resposta urgente: Como compatibilizar as exigências do ensino e aprendizagem da literatura com o défice de competência leitora e de memória textual dos nossos estudantes do ensino superior, nomeadamente na formação inicial de professores?Nesta comunicação divulgamos um estudo de caso que visou conhecer como os candidatos a professores fizeram a sua própria sensibilização para o texto literário, na família e na escola. Os resultados que aqui se apresentam dão conta da memória textual comum a um grupo de 117 candidatos a professores de Educação Básica (Educadores de Infância e Professores do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) e permitem desenhar um corpus comum à maioria destes candidatos a professores, bem como as formas de que se revestiu a recepção. Na análise dos dados apresentados, sublinhar-se-ão aspectos como os tipos de leitura, os suportes utilizados, a constituição do corpus literário e os produtos culturais directa ou indirectamente relacionados com este corpus. Propor-se- ão metodologias, estratégias e recursos a implementar na formação de professores, que visam uma Educação Literária fundamental destinada a capacitar os futuros professores para o exercício da sua formação. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | CIIE | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_PT |
dc.subject | Educação Literária | pt_PT |
dc.subject | Atividade leitora | pt_PT |
dc.title | A Educação Literária dos Professores | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 731 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 750 | pt_PT |
degois.publication.location | Porto | pt_PT |
degois.publication.title | Ensino Superior: Inovação e Qualidade na Docência | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
Appears in Collections: | Parte ou capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A Educação Literária dos Professores.pdf | documento principal | 9.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.