Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2351
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dc.contributor.advisorLima, Mariely-
dc.contributor.advisorSilva, Karine-
dc.contributor.authorSilva, Maria Estrela Carvalho-
dc.date.accessioned2016-07-27T10:27:43Z-
dc.date.available2016-07-27T10:27:43Z-
dc.date.issued2016-07-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2351-
dc.descriptionPós Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo Motorpt_PT
dc.description.abstractA Síndrome Fetal Alcoólica é uma patologia causada pelo consumo de álcool durante a gravidez, com efeitos permanentes para o desenvolvimento da criança, e que inclui anomalias estruturais comportamentais e neurocognitivas sendo a principal causa de deficiência intelectual. É de particular importância que os profissionais de educação (professores, assistentes operacionais, terapeutas e profissionais afins) estejam conscientes da realidade desta síndrome, sabendo identificar as suas características, reconhecer as suas dificuldades e estejam aptos para, junto de alunos com SAF, desenvolver estratégias de intervenção diversificadas e diferenciadas capazes de permitir um processo de ensino e aprendizagem funcional e inclusivo. O presente trabalho tem como objetivo: analisar, num conjunto de professores do ensino regular de um agrupamento de escolas do concelho da Trofa, o conhecimento a respeito da SAF e a perceção relativamente a distintos fatores que podem influenciar a experiência inclusiva de alunos com esta síndrome. Para tal, foi desenvolvido um questionário (Apêndice A) constituído por três grupos de questões: grupo 1 – dados pessoais e profissionais, grupo 2 – conhecimentos sobre a SAF e grupo 3 – perceção dos professores sobre i) a sua capacidade em gerir alunos com SAF em contexto de sala de aula, ii) os benefícios decorrentes da inclusão e iii) as estratégias educativas apontadas na literatura como sendo as mais adequadas. Os professores percecionam o seu próprio conhecimento sobre esta síndrome como sendo insuficiente (57%) ou mesmo mau (23%). Estes resultados levam-nos a refeltir sobre a necessidade de uma maior oferta de formação sobre esta síndrome, com o objetivo dos docentes terem mais conhecimentos sobre as características e estratégias que garantam uma experiência inclusiva de sucesso dos alunos com SAF.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectSíndrome Alcoólica Fetalpt_PT
dc.subjectEscola inclusivapt_PT
dc.titleSíndrome Alcoólica Fetal: conhecimentos e perceções dos professores do ensino regularpt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
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