Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2370
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernandes, Ana Serra-
dc.contributor.authorCastanheira, Maria do Carmo-
dc.date.accessioned2016-09-21T08:40:46Z-
dc.date.available2016-09-21T08:40:46Z-
dc.date.issued2016-09-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2370-
dc.descriptionPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR - Trabalho realizado no âmbito da UNIDADE CURRICULAR DE SEMINÁRIO DE PROJETOpt_PT
dc.description.abstractA Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), enquanto entidade clínica no âmbito das perturbações neurodesenvolvimentais, reveste-se de caraterísticas muito específicas, constituindo o objeto de estudo da presente investigação. As crises de agressividade, na sua expressão mais diversificada neste tipo de indivíduos, constituem o alvo do nosso estudo e, através de uma metodologia de cariz qualitativo, na forma de um Estudo de Caso, procedemos a uma reflexão no sentido de contribuir para um aumento de conhecimento relativamente à compreensão das referidas crises, quanto ao seu formato, aos possíveis fatores desencadeadores e a possíveis formas de minimizar ou eliminar a sua frequência. Após a construção dos instrumentos de recolha de dados e respetiva aplicação aos sujeitos que elegemos e após realizada a análise dos resultados, foi possível delinear algumas reflexões. O conhecimento das caraterísticas específicas de cada criança com PEA, por parte dos adultos significativos - pais e professores -, parece ser determinante na dinâmica dos momentos de crise. A atitude do adulto deve ser atenta, no sentido de evitar determinados fatores desencadeadores de tensão na criança, bem como na forma de interagir com ela nos momentos de crise. A utilização de estratégias de negociação propostas pelos modelos cognitivo-comportamentais e a estruturação de rotinas e ambientes parecem ter êxito, no sentido de assegurarem uma maior estabilidade à criança.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPerturbação do Espetro do Autismopt_PT
dc.subjectAgressividadept_PT
dc.subjectEstratégias de Intervençãopt_PT
dc.titlePerturbação do Espetro do Autismo – Estratégias de intervenção em situações de crise de agressividade protagonizadas por crianças com PEApt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEA.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open
Anexos.pdf254.48 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.