Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2377
Title: A criança com autismo e a interação social entre pares no jardim de infância
Authors: Rodrigues, Carla
Orientador: Gomes, Ana
Keywords: Educação Especial
Autismo
Issue Date: 21-Sep-2016
Abstract: Este projeto de investigação versa sobre um estudo de caso de uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo e a interação entre pares no Jardim de Infância. Pretendemos dar a conhecer a especificidade da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), através de uma investigação fundamentada, quer no enquadramento teórico, quer no trabalho de campo. Foram definidos alguns objetivos com o intuito de compreender em especial a interação entre pares no jardim de Infância nas crianças com PEA, bem como, na preocupação em relacionar as disfunções sensoriais na PEA, que para além de integrar a tríade de dificuldades de Lorna Wing, incluir também as disfunções do processamento sensorial comummente com a publicação do novo DSM-V. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a Escala de Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths, grelhas de observação de comportamentos e entrevistas semiestruturadas aos diversos intervenientes no processo. Consideramos que esta criança está integrada em contexto escolar e atualmente adquire as competências que são planeadas para o seu nível etário dentro das Orientações Curriculares. O contexto escolar da criança em estudo é propício à sua aprendizagem onde a Educadora, ajuda-a no seu desenvolvimento e no seu desenvolvimento global, respeitando a diferença. A família é fundamental e decisiva para o progresso da criança. Conferimos que a cooperação e a participação dos pais no processo educativo/terapêutico foi sem dúvida um fator decisivo na promoção do desenvolvimento desta criança com PEA, como também a intervenção e envolvimento dos técnicos e professores envolvidos.
This research project deals with a case study of a child with autism spectrum disorder and the interaction between peers in kindergarten. We aim to make known the specificity of Autism Spectrum Disorder (PEA), through an investigation substantiated, either in the theoretical framework, either in field work. Some goals have been defined in order to understand in particular the interaction between peers in kindergarten children with PEA, as well as on concern in relating sensory dysfunction in PEA, which in addition to integrating the triad of Lorna Wing, also include sensory processing dysfunction commonly with the publication of the new DSM-V. The instruments used for data collection were the scale of Mental Development of Ruth Griffiths, observation of behaviors and semi structured interviews to various stakeholders in the process. We believe that this child is integrated in school context and currently acquires the skills that are planned for their age level within the Curricular Guidelines. The school of the child context under study is conducive to learning where the educator, in its development and in its overall development, while respecting difference. The family is fundamental and decisive for the progress of the child. Given that the cooperation and participation of parents in the educational/therapeutic process was undoubtedly a decisive factor in promoting the development of this child with PEA, as well as intervention and involvement of coaches and teachers involved
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2377
Appears in Collections:PG Educação Especial

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