Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2394
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Sílvia Aboim-
dc.date.accessioned2016-12-20T15:40:43Z-
dc.date.available2016-12-20T15:40:43Z-
dc.date.issued2016-07-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2394-
dc.description.abstractEsta investigação pretendeu compreender qual a importância da organização e utilização dos meios audiovisuais, das escolas de referência de educação bilingue de alunos surdos, na aprendizagem da leitura e da escrita desses alunos, de forma que estes se tornem adultos independentes e capazes na sociedade. Com base nesta preocupação formulamos questões de investigação e realizamos entrevistas, técnica de recolha de dados por nós escolhida, a oito sujeitos provenientes de duas escolas de referência do norte, sendo que seis dos sujeitos trabalham diretamente com alunos surdos do 1.º ano de escolaridade de turmas bilingues e os outros dois coordenam o trabalho com esses alunos nestas escolas. Os resultados obtidos foram analisados e discutidos, com recurso à análise categorial permitindo aferir que os meios audiovisuais são essenciais para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos surdos, uma vez que tudo “é visual” para estes, ressalvando a existência da limitação dos equipamentos tecnológicos e materiais, e do envolvimento dos pais no processo de aprendizagem. Por outro lado, concluímos que o método mais utilizado para a aquisição da leitura e da escrita é o Método Global, sendo utilizadas estratégias diversificadas e que a Língua Gestual é essencial para o desenrolar positivo deste processo. Compreendemos, também, que a partilha de materiais entre as várias EREBAS seria fundamental para as práticas pedagógicas. A realização deste estudo contribuiu para identificar os recursos materiais mais utilizados na aprendizagem da leitura e escrita dos alunos surdos, assim como dinâmicas promotoras do sucesso da aprendizagem, alertando para as dificuldades sentidas no desenvolvimento do processo e da necessidade de uma participação mais ativa dos pais.pt_PT
dc.description.abstractThis research sought to understand how important the organization and use of audiovisual media in bilingual education schools for deaf students is, in the learning process of reading and writing of these students, so that they become autonomous and proficient adults in society. Based on this concern, we have formulated research questions and conducted eight interviews (this was the data collection technique we chose). The subjects interviewed were from two northern reference schools, six of them work directly with deaf students from the 1st year of the first grade of bilingual classes, and the other two coordinate the work with these students in these schools. The results were analyzed and discussed, using the categorical analysis allowing assessing that the media are essential to the process of learning to read and write of deaf students, since all "is visual" for them, although pointing out the existence of limiting technological equipment and materials, and parental involvement in the learning process. On the other hand, we find that the most widely used method for reading and writing acquisition is the Global Approach. Diverse strategies are used and the Sign Language is essential for the positive progress of the process. We understand also that the sharing of materials between the various EREBAS would be fundamental to the pedagogical practices. This study helped to identify the most used material resources in the learning process of reading and writing of deaf students, as well as dynamic promoters of learning success, warning of the difficulties in the development process and the need for a more active participation of parentspt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectSurdezpt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectMeios audiovisuaispt_PT
dc.titleOs meios audiovisuais como potenciadores da aprendizagem da leitura e da escrita em crianças surdas de EREBASpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação, Área de Especialização em Educação Especialpt_PT
dc.identifier.tid201432323pt_PT
dc.subject.fosEducação Especialpt_PT
Appears in Collections:Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação finalizada.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.