Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2395
Title: Condições existentes para a gestão de uma sala de aula do 1º ciclo do ensino básico, tendo alunos com necessidades educativas especiais
Authors: Dias, Sara José Amorim
Orientador: Gomes, Ana
Keywords: Gestão da sala de aula
Necessidades educativas especiais
Formação de professores
Educação inclusiva
Issue Date: 28-Jul-2016
Abstract: RESUMO O presente relatório é o culminar de uma investigação que tem como foco as condições existentes para a gestão de uma sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo alunos com Necessidades Educativas Especiais. Este documento reflete o percurso investigativo, procedendo-se a revisão de literatura para clarificar conceitos como Necessidades Educativas Especiais, gestão da sala de aula, assim como formação de docentes. A realização deste relatório de estágio teve como objetivo perceber quais as condições existentes para a gestão eficaz de uma sala de aula, tendo alunos com Necessidades Educativas Especiais, assim como compreender de que forma a formação inicial de professores é suficiente para a existência de uma educação inclusiva. Ao longo do percurso investigativo, construiu-se e recorreu-se um instrumento de recolha de dados, o inquérito por questionário, para perceber, quer as perceções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, assim como tentar compreender e refletir quais os pontos necessários a melhorar para que a gestão de uma sala de aula, tendo alunos com Necessidades Educativas Especiais, fosse plena e sobretudo, eficaz para todos os envolventes. Com esta investigação conclui-se, de uma forma geral, que os professores de 1º Ciclo revelam não ter formação suficiente para intervir em situações com alunos com Necessidades Educativas Especiais. Apoiam ainda a ideia de existir benefícios, por parte de todos os intervenientes das atividades letivas, com a presença de um professor de Educação Especial na sala de aula, aquando da existência de um aluno com Necessidades Educativas Especiais. Palavras-chave: Gestão da sala de aula, Necessidades Educativas Especiais, Formação de Professores, Educação Inclusiva,
The following report is a culminate investigation which focuses on the existing conditions for a 1º cycle of basic education classroom management, having students with special educational needs. This document reflects on the investigation path proceeding a literature revision to clarify concepts as special educational needs, classroom management aswell as teachers formation. The intership report achievement had as goal understanding the existing conditions for an effective classroom management, having a special educational needs students, aswell as understanding how the initial teachers formation is enough for an inclusive existing education. Trough the investigative path,which turned to a data collection instrument, the survey, for understanding the 1ºcycle basic education teachers perceptions, aswell as try to understand and reflect the necessary points to improve for the classroom management, having special education needs students, was full and particularly effective to all surrounding. With this investigation concludes generally that the 1ºcycle teachers do not have enough formation to intervene in situations with special education needs students. Would be beneficial to all stakeholders of school activities, a presence of a special education teacher in the classroom, towards an educational needs student existing. Keywords: Classroom management, Speacial Education Needs, Teacher formation, Inclusive education.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2395
metadata.thesis.degree.name: Mestrado Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sara Dias.pdfDocumento principal997.94 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.