Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2398
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dc.contributor.advisorNogueira, Isabel Cláudia-
dc.contributor.authorFernandes, Inês Magalhães-
dc.date.accessioned2016-12-29T10:44:23Z-
dc.date.available2016-12-29T10:44:23Z-
dc.date.issued2016-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2398-
dc.description.abstractÉ no 1.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico que se iniciam a exploração e a aprendizagem formais dos números e das operações numéricas: de facto, é neste ano de escolaridade que os alunos têm contacto obrigatório não só com conceitos, relações, operações e propriedades, de natureza numérica e operatória, mas também com as suas representações. Realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, este relatório de estágio tenta dar resposta a algumas questões emergentes da Prática de Ensino Supervisionada realizada no 1º Ciclo do EB relacionadas com a exploração do domínio Números e Operações. A partir de uma contextualização da aprendizagem e do ensino da Matemática nos primeiros anos, que engloba tanto contributos da psicologia do desenvolvimento e aprendizagem como os aspetos normativos que enformam as atividades a desenvolver em contexto de sala de aula, passando pela identificação e caracterização de perspetivas didáticas relacionadas com a exploração destes conteúdos, procedeu-se a uma auscultação a professores deste ciclo de escolaridade com o intuito de clarificar de que forma acontece o desenvolvimento curricular de conteúdos incluídos neste domínio matemático no 1.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos sugerem alguma disparidade entre indicações teórico-metodológicas e as práticas de sala de aula, pelo que se disponibiliza um conjunto de propostas de intervenção que poderão auxiliar professores e alunos na exploração destes conteúdos matemáticos no início da escolaridade básica.pt_PT
dc.description.abstractIt is in the 1st grade of the 1st Cycle of Primary Education that begin exploration and formal learning of numbers and numerical operations: in fact, it is this school year that students have mandatory contact not only with concepts, relationships, operations and properties of numerical and operative nature, but also with their representations. Held under the Master in 1st and 2nd Cycles of Primary Education, this internship report attempts to address some emerging issues from the Supervised Teaching Practice on the 1st Cycle related to the Numbers and Operations domain. From a context of learning and teaching of Mathematics in the early years, which includes both contributions of developmental and learning psychology as the normative aspects that shape the activities developed in the context of the classroom, through the identification and characterization of teaching perspectives related to the holding of such content, we proceeded to a hearing to the teachers of this school cycle in order to clarify how happens curriculum development concerning contents included in this mathematical domain in the 1st grade.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMatemática - números e operaçõespt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básico - Práticas letivaspt_PT
dc.titleOs números e as operações no 1º ciclo do ensino básico: do diagnóstico a uma proposta de intervenção para o 1º ano de escolaridadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid201442299pt_PT
dc.subject.fosEducational sciencespt_PT
Appears in Collections:Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

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