Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2399
Title: Inovação e aprendizagem: Um dueto eficaz no processo de ensino
Authors: Machado, Emília Cláudia Dias
Orientador: Gonçalves, Daniela
Keywords: Estratégia Pedagógica
Motivação
Tablets
Aprendizagem
Issue Date: 13-Jul-2016
Abstract: O mundo de hoje caracteriza-se por uma profunda revolução tecnológica com fortes consequências no ato educativo. Face à inovação, a escola como organismo social necessita de estar equipada perante este cenário inovador, criando condições para que a tecnologia ocupe o seu verdadeiro papel num contexto de aprendizagem que se pretende real e integrador de saberes. Deste modo, a escola tem que atuar em paralelo face às necessidades dos alunos, uma vez que é importantíssimo reunir condições para pôr em prática situações do dia-a-dia relacionadas com os conteúdos educativos. Não obstante, defendemos que a utilização de qualquer tecnologia é apenas um meio de construção do conhecimento. Deste modo, verificamos que a utilização de tablets em contexto familiar tem sido uma ferramenta muito utilizada para a educação dos seus filhos; a escola deve atuar em paralelo com as mudanças e inovações, tendo em conta os interesses dos alunos, motivando-os para a aprendizagem. Neste contexto, apresentar-se-á uma experiência de utilização de tablets no contexto educativo, nomeadamente numa turma de 19 alunos de 1º ano de escolaridade, de uma escola pública, identificando as vantagens e os constrangimentos deste uso, em particular o modo como se desenvolveu o processo de aprendizagem e ensino. Os resultados obtidos evidenciam uma forte motivação dos alunos perante estratégias pedagógicas que envolvam a utilização deste recurso e, ao mesmo tempo, um outro rigor na preparação/planificação da intervenção educativa.
The world today is characterized by a profound technological revolution with strong consequences in the educational act. The school as a social body needs to be equipped accordingly to this new era, creating conditions for technology to take its true role in a learning context that is to be real and integrator of knowledge. In other words, the school has to act in parallel to the needs of students, so it is important to meet the conditions to implement educational content somehow related to their everyday experience. Nevertheless, we argue that the use of any technology is only a mean among many of knowledge construction. Previous data show us that the use of tablets in the family context has been a widely used tool for the education of children. The school must act in parallel with these changes and innovations, taking into account the interest of students and motivating them for learning. In this context, a tablet-using experience has been conducted in a class of 19 students at the 1st grade of a public school. This study identifies the advantages and constraints of this strategy, assessing the way it promotes learning and teaching. The results translate into students highly motivated for teaching strategies involving the use of tablets, at the expense of a more intricate and demanding way of preparing/planning educational intervention. Keywords: tablets, learning, teaching, pedagogical strategy, motivation.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2399
metadata.thesis.degree.name: Mestrado Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Emília Machado.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.