Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2401
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamalho, Rui-
dc.contributor.authorSousa, Marília Gouveia Carneiro de-
dc.date.accessioned2016-12-29T11:08:06Z-
dc.date.available2016-12-29T11:08:06Z-
dc.date.issued2016-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2401-
dc.description.abstractAs mudanças na sociedade implicaram que as tecnologias digitais se tornassem cada vez mais acessíveis e fossem parte integrante da vida dos seus cidadãos, quer a nível de trabalho quer de lazer, assim talvez os professores devessem pensar como podem integrar a tecnologia nas suas aulas. Neste contexto, um novo referencial teórico para a integração da tecnologia no ensino pelos professores apareceu, o TPACK ou conhecimento pedagógico, tecnológico do conteúdo. A generalização da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino da matemática provoca mudanças que exigem abordagens complexas e integradoras. Esta investigação teve como principal objetivo estudar o impacto que a utilização das tecnologias, e mais concretamente do Geogebra, tem na aprendizagem de conteúdos do domínio geometria e medida em estudantes do 5º ano de escolaridade e perceber a motivação dos estudantes na utilização desta metodologia. Para isso, recorreu-se à avaliação das respostas a questões de fichas de trabalho e do teste de avaliação, à análise de um questionário distribuído aos estudantes no final do período de intervenção pedagógica e a uma entrevista semiestruturada realizada à professora cooperante no final do estágio. Através da análise quantitativa e qualitativa dos dados recolhidos verificou-se que a maioria dos estudantes sentiu-se mais motivada ao realizar atividades que envolviam o Geogebra e conseguiu compreender melhor os conteúdos matemáticos. A avaliação das aprendizagens foi igualmente muito positiva, permitindo constatar que houve consolidação dos conhecimentos. A opinião da professora cooperante foi no mesmo sentido, referindo que várias foram as vezes que os estudantes fizeram referência às aulas com as tecnologias quando questionados acerca dos conteúdos com elas abordados, demonstrando assim a importância destes momentos na sua aprendizagem. Deste estudo obteve-se, assim, a constatação de que a integração das tecnologias nas práticas pedagógicas é uma mais-valia no processo de ensino e aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractAs time shifted and digital technologies became more accessible and incorporated into citizens’ work and play, teachers should think about how they can incorporate technology in the classroom. In this context a new framework for teacher knowledge for technology integration appear, the TPACK or technology, pedagogy, and content knowledge. This research aimed to study the impact that the use of technology, and more specifically the Geogebra has in motivating students from 5th grade as well as in their learning domain content of geometry and measure. For this purpose, we used the evaluation of students' answers to worksheets’ questions and assessment test, the analysis of a questionnaire distributed to students at the end of pedagogical intervention period and a half-structured interview to the teacher also at the end of the stage. Through quantitative and qualitative analysis of the collected data the conclusion was that most students felt more motivated to carry out activities which involved Geogebra and could better understand mathematical contents. The assessment of learning was also very positive, allowing to conclude that there was consolidation of knowledge. The opinion of the cooperating teacher was similar, noting that when asked about the classes’ contents the students several times referred to classes using technologies, thus demonstrating the importance of these moments in their learning process. From this study it is possible to conclude that the integration of technologies in teaching practices is an asset in the process of teaching and learning.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subjectTRACKpt_PT
dc.subjectEnsino da matemáticapt_PT
dc.subjectGeogebrapt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.titleTriângulos e paralelogramas no 2º ciclo: Aprendendo com tecnologiapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid201442302pt_PT
dc.subject.fosEducational sciencespt_PT
Appears in Collections:Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese de Mestrado 1º e 2º ciclo.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.