Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2402
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamalho, Rui-
dc.contributor.authorMelo, Ana Filipa dos Santos-
dc.date.accessioned2016-12-29T11:20:12Z-
dc.date.available2016-12-29T11:20:12Z-
dc.date.issued2016-09-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2402-
dc.description.abstractA capacidade crítica na resolução de problemas é uma competência essencial a desenvolver no indivíduo durante a sua formação. Compreender o nível de literacia estatística de um aluno e o seu estágio de compreensão do contexto, no processo de ensino-aprendizagem, permite a adoção de metodologias e instrumentos que inevitavelmente culminarão num processo importante para habilitar o aluno na construção de conhecimento matemático aliado ao desenvolvimento de uma atitude crítica na Resolução de Problemas, o que refletirá mais tarde na integração do aluno na sociedade. Abordando algumas correntes e conceções educacionais, o presente estudo pretende avaliar os níveis de literacia estatística de uma turma de alunos do 5º ano de escolaridade. A partir dos dados recolhidos foi possível compreender que os alunos desenvolvem raciocínios que se encontram nos níveis mais baixos de literacia estatística, compreendendo assim a necessidade de trabalhar, em sala de aula, esta mesma competência.pt_PT
dc.description.abstractThe use of critical skills in problem solving is essential to develop during the schooling period. Comprehending the level of statistical literacy of a student and his stage of understanding the context, during the teaching-learning process, allows the adoption of methodologies and tools that will culminate into an important process that enables the students with the mathematical knowledge through the development of a critical attitude in a Problem Solving mindset, which will reflect later in the transition of the student into society. Addressing some educational conceptions, this study aims to assess the levels of statistical literacy of a class of students in the 5th grade. From the data collected it was possible to understand that students demonstrate lower levels of statistical literacy in their answers, which indicate that it’s necessary to work and develop, in the classroom, this skill. Keywords: Critical Thinking, Statistical Literacy, Problem Solving, Elementary School.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPensamento Críticopt_PT
dc.subjectLiteracia estatísticapt_PT
dc.subjectResolução de Problemaspt_PT
dc.subjectEnsino da Matemática - 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.titleLiteracia estatística na resolução de problemas com alunos do 5º ano de escolaridadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid201442264pt_PT
dc.subject.fosEducational sciencespt_PT
Appears in Collections:Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de estágio Filipa Melo final.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.