Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2404
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGouveia, João-
dc.contributor.authorSousa, Vera Luísa Pinto de-
dc.date.accessioned2016-12-29T11:30:33Z-
dc.date.available2016-12-29T11:30:33Z-
dc.date.issued2016-05-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2404-
dc.description.abstractA presente investigação tem como objetivo conhecer as tendências que vão influenciar o futuro da educação. Considerando que, para o exercício consciente e responsável da atividade docente, é determinante o conhecimento, não pretendemos no presente projeto “prever o futuro” mas sim antecipá-lo, segundo as orientações de um estudo prospetivo. Sendo certo que o futuro da educação começa a ser traçado no presente consideramos que para melhor poder planear é importante conhecer as mudanças e os desafios com que a escola se vai deparar no seu futuro, designadamente a influência da globalização e da demografia, o perfil de docentes e de alunos e a liberdade de escolha de escola, as questões relacionadas com o cheque – ensino e o "mercado educativo", o impacto das tecnologias da informação e comunicação, entre outras. Relativamente á metodologia de investigação adotada no presente estudo, esta apoia-se na análise documental e na realização de entrevistas exploratórias a alguns dirigentes educativos. Através desta, podemos constatar que, algumas das tendências sugeridas pelas leituras, ja se manifestam nos concelhos em estudo, nomeadamente: o envelhecimento populacional, o envelhecimento docente, redução no número de alunos, etc. Do presente estudo, surgem um conjunto de sugestões que decorrem das implicações possíveis das tendências que vão influenciar o futuro da escola.pt_PT
dc.description.abstractThis research aims to know the trends that will influence the future of education. Whereas for the exercise conscious and responsible of the teaching activity, is crucial knowledge, we do not intend in this project "predict the future" but anticipate it, along the lines of a prospective study. It is certain that the future of education begins to be drawn in this regard that in order to better plan is important to know the changes and challenges that the school will face in their future, in particular the influence of globalization and demographics, the profile teachers and students and the freedom of school choice, the issues related to the check - education and "education market", the impact of information and communication technologies, among others. For research methodology adopted in this study, this relies on documentary analysis and conducting exploratory interviews with some educational leaders. Through this, we note that some of the trends suggested by the readings, already manifest in the municipalities under study, namely: population aging, the aging teaching, reduction in the number of students, etc. In the present study, there was a set of suggestions concerning trends that will influence the future of the school.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TIC)pt_PT
dc.subjectGlobalizaçãopt_PT
dc.subjectDemografiapt_PT
dc.titleQue tendências irão nortear a educação nos próximos anos? – Estudo Exploratóriopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201433621pt_PT
dc.subject.fosMestrado em Ciências da Educação, Área de Especialização em Supervisão Pedagógicapt_PT
Appears in Collections:Mestrado em Educação Área de Especialização: Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação-2012568.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.