Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2406
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGouveia, João-
dc.contributor.authorRibeiro, António Manuel Pinto-
dc.date.accessioned2016-12-29T15:00:34Z-
dc.date.available2016-12-29T15:00:34Z-
dc.date.issued2016-09-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2406-
dc.description.abstractA investigação que suporta o projeto final intitulado “Lideranças Intermédias: Imagens e Clivagens” perseguiu o objetivo de perceber, em dimensão múltipla, o que pensam, o que sabem e o que pretendem os respondentes docentes dos cargos de gestão intermédia por referência à Instituição Escola. Com recurso amplo a literatura da especialidade sobre a liderança em contexto escolar, em torno de áreas de fronteira que associam a Pedagogia, a Psicologia e a Sociologia, e, numa primeira fase, a um conjunto substantivo, em número e em extensão de respostas, de depoimentos, foi construído um inquérito por questionário que permitiu avaliar esta realidade e, por aí, chegar a evidências pela distribuição de respostas em categorias que dão conta do que se entende, na cultura organizacional, dever corresponder ao exercício de cargos de gestão intermédia. Mas perceber ainda que a forma como se requerem e avaliam as funções associadas deriva de perfis como sejam o género, o tempo de serviço ou a experiência, ou a falta dela, pelo desempenho em cargos similares. Numa outra vertente, percebe-se também que os estudos formais de que dispõem os docentes não são alheios às formas como entendem o exercício dos cargos de gestão intermédia.pt_PT
dc.description.abstractThe research that supports the final project entitled "Middle Leadership: Images and cleavages" pursued a goal to realize in multiple dimensions, what they think, what they know and what they want the respondents teachers of middle management positions by reference to the Institution School . With extensive use of the literature on leadership in schools, around border areas linking the Educational, Psychology and Sociology, and, initially, to a substantive set in number and size of responses, testimonials, a survey that allowed to evaluate this reality was constructed, and then come to a set of evidence for the distribution of responses into categories that account of what is meant, in the organizational culture, it must correspond to the performance of duties of middle management. But even realize how require and evaluate the functions associated drift profiles such as gender, length of service or experience, or lack thereof, the performance in similar positions. In another aspect, also realize the formal studies that have teachers are not alien to the ways of understand the exercise of middle management positions. Keywords: Middle Leadership, Organizational Culture, hierarchy, functional requirements, skillspt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLiderança intermédiapt_PT
dc.subjectCultura organizacionalpt_PT
dc.titleLideranças intermédias: Imagens e clivagenspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Supervisão Pedagógicapt_PT
dc.identifier.tid201434733pt_PT
dc.subject.fosEducational sciencespt_PT
Appears in Collections:Mestrado em Educação Área de Especialização: Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto Final com anexos.pdf4.96 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.