Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2410
Title: Processos de colaboração, partilha e articulação em equipas docentes – um estudo de caso numa instituição de ensino particular
Authors: Pereira, Daniel André Claro
Orientador: Gonçalves, Daniela
Keywords: Articulação
Supervisão pedagógica
Trabalho colaborativo
Issue Date: 28-Oct-2016
Abstract: As questões da articulação e sequencialidade têm emergido dos mais recentes debates no domínio da Educação, como um requisito fundamental para a adaptação das escolas aos desafios atuais, para um percurso mais bem sucedido dos alunos e para o desenvolvimento profissional e pessoal dos docentes. Neste contexto, o trabalho colaborativo tem sido apontado como um elemento-chave para a implementação das mudanças educativas necessárias nas escolas de hoje. Este trabalho de investigação tem como principal objetivo compreender qual o contributo de processos de colaboração, partilha e articulação e sequencialidade em equipas docentes de estabelecimentos de ensino e a sua importância na concretização das linhas orientadoras/estratégias definidas e/ou implementadas por uma instituição de ensino. A investigação teve como ponto de partida um levantamento bibliográfico que sistematiza várias teorias e questões relacionadas com as temáticas da articulação e sequencialidade, do trabalho colaborativo e da supervisão e liderança, tendo sido desenvolvida/implementada através de uma metodologia de natureza mista. Recorreu-se, para tal, à análise documental, à entrevista semiestruturada e ao inquérito por questionário como principais técnicas de recolha de dados, combinando uma abordagem de carácter predominantemente qualitativo com uma abordagem quantitativa. Dada a natureza dos fenómenos em estudo, optou-se pela adoção do estudo de caso como estratégia de investigação, o qual teve lugar numa instituição de ensino particular do distrito do Porto. Os resultados deste estudo evidenciam a adoção de princípios de articulação e sequencialidade como um elemento fundamental nas dinâmicas quotidianas dos docentes dos vários ciclos do Ensino Básico. Concluiu-se que a colaboração e a reflexão entre os professores devem ser encaradas como práticas constantes e permanentes para a criação de uma escola autónoma e responsável, revelando a importância da realização de estudos acerca desta temática e levantando outras questões que deverão ser alvo de especial reflexão em futuras investigações.
Articulation and continuity principles have emerged from the latest discussions in the field of Education, as of paramount importance to adapt schools to current and future challenges, to achieve more successful educational pathways and to foster professional and personal development of teachers. In this context, collaborative work has been pointed out as a key-element to implement the necessary educational changes. The main objective of this research project is to determine the influence of processes of collaboration, continuity and information/knowledge sharing among educational staff in schools. It also aims at unveiling the importance of such processes for an educational institution when implementing or restructuring their organisational and pedagogical guidelines and strategies. This research is underpinned by an extensive literature review that explores multiple issues and theories related with the topics of school curriculum articulation and continuity, collaboration and supervision. A mixed methods approach was used, by combining qualitative and quantitative methods. To that end, semi-structured interviews, documental analysis and a questionnaire survey were chosen as data collection techniques. Given the nature of studying this phenomenon, a case study which was held at a private educational institution in the District of Porto (Portugal), was adopted as research strategy. The findings of this study highlight the adoption of articulation and continuity principles as an essential part of teachers’ daily dynamics and activities across the various cycles of the elementary education system. It was concluded that promoting collaborative and dialogue practices among the educational staff should be regarded as fundamental to the creation of an autonomous and responsible school, thus confirming the importance of encouraging further studies on this topic. KEYWORDS: School curriculum articulation, Educational continuity, Collaboration, Supervision, Collaborative work
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2410
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Supervisão Pedagógica
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