Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2411
Title: Relação entre o empenhamento do educador de infância e a iniciativa da criança em contexto de creche
Authors: Teixeira, Cremilda Correia
Orientador: Craveiro, Clara
Keywords: Supervisão pedagógica
Creche
Iniciativa
Pedagogia da infância
Issue Date: 13-Jul-2016
Abstract: A creche é uma realidade cada vez mais presente na vida de muitas famílias. O deixar a criança ao cuidado de uma creche passou a fazer parte da rotina diária dos pais. Os primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais para o seu desenvolvimento harmonioso. Sabe-se hoje que o tipo de relações e interações que a criança detém desde o nascimento são a base para um desenvolvimento afetivo, físico e cognitivo seguro e saudável. Desde o nascimento que a criança interage com o mundo que a rodeia permitindo-lhe apropriar-se do mesmo desenvolvendo-se de uma forma global e holística. Com esta nova realidade a criança fica exposta a relações fora do seu núcleo familiar, a que está habituada. É necessário perceber e conhecer com quem as crianças se relacionam, que tipos de relações estão a ser desenvolvidas, neste contexto a que a criança está exposta e o que está a ser feito para promover o seu desenvolvimento. Tendo por base a premissa da importância das relações e interações com os outros e com o meio, no desenvolvimento saudável e seguro da criança, afigurou-se a temática desta investigação, que pretendeu perceber a existência de uma relação entre o Empenhamento do Educador de Infância e a Iniciativa da Criança em Contexto de Creche. Para se proceder a esta investigação utilizaram-se dois instrumentos de recolha de dados, a Escala de Empenhamento do Adulto e o Registo da Observação da Criança – Creche que foram aplicados respetivamente a educadoras de infância e a crianças no contexto de creche. Os resultados alcançados permitiram observar que existe uma relação direta entre o empenhamento do educador de infância e a capacidade de iniciativa da criança
Nursery school is becoming an important reality within the lives of many families. For parents, it has become a daily routine to leave children at the care of nursery school. The first years of a child's life are critical to their harmonious development. It is known that relations and interactions the child holds from birth date are the basis for an affective, physical, cognitive, safe, and healthy development. Since birth, children interact with the world and take ownership of it, developing themselves in a comprehensive and holistic manner. With this new reality children are exposed to relationships outside their accustomed household. In this regard in which children are exposed, it is necessary to understand and to know with whom children relate and realize what kind of relationships they are developing to promote their growth. The subject in this research sought to realize the existence of a relationship between the commitment of a nursery school teacher and a child’s initiative in nursery school context based on the premise of the importance of relationships and interactions with others meanwhile the child’s safe and healthy development. Two data collection instruments were used to carry out this research, the Adult Commitment Scale and the Child Observation Record, in which nursery school teachers and children were applied respectively in nursery school context. The outcome allowed us to see that there is a direct relation between nursery school teacher commitment and children’s initiative capacity.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2411
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