Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2415
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorSousa, Maria Isolete Pinheiro de-
dc.date.accessioned2016-12-29T16:04:24Z-
dc.date.issued2016-11-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2415-
dc.description.abstractmudanças constantes no panorama educacional e na sociedade do século XXI potenciam uma reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores na sala de aula. O sucesso educativo fica, frequentemente, aquém do esperado e é comum ouvir-se que o ensino tem de se adaptar aos novos tempos e aos novos alunos. Neste sentido, este estudo centra-se na prática letiva dos docentes de Português do Ensino Básico e Secundário e tenta compreender como podem ser superadas as dificuldades apresentadas no domínio da língua materna, quando as gerações de alunos são cada vez mais informadas, por vezes, até hiperestimuladas, mas também mais imaturas e com uma necessidade de respostas e de sucessos imediatos. A população-alvo deste estudo foi um grupo de professores de Português do Ensino Básico e Secundário de uma Instituição de ensino privada do Grande Porto. Para a concretização deste projeto de carácter exploratório, foram realizadas entrevistas a um professor por ciclo de ensino, através de uma amostra selecionada por conveniência, bem como dois focus de discussão que englobaram a totalidade de docentes da referida Instituição. Realizou-se, ainda, uma análise das planificações de Português, dos Planos de Atividades de Acompanhamento Pedagógico (plano realizado para os alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem, comprometendo o sucesso escolar) e, por fim, dos planos de melhoria dos professores, que são efetuados pela Direção e pela Coordenação Pedagógica, após a realização da avaliação desempenho. Este estudo possibilitou aferir quais os domínios que comprometem o sucesso dos alunos na aprendizagem da língua materna, mas também permitiu a sistematização das principais práticas pedagógicas que devem ser implementadas e que poderão promover o sucesso para todos e para cada um dos alunos. Para além disso, foi possível constatar-se a importância da supervisão pedagógica no desenvolvimento da profissionalidade docente e destacar as áreas de possível investimento, como a supervisão colaborativa e a supervisão entre pares.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectSucesso escolarpt_PT
dc.subjectEnsino do Portuguêspt_PT
dc.titleO(s) efeito(s) das práticas pedagógicas na promoção do sucesso da aprendizagem da língua materna: um estudo exploratório nos ensinos básico e secundáriopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.date.embargo2019-11-29-
thesis.degree.nameMestrado em Supervisão Pedagógicapt_PT
dc.identifier.tid201434709pt_PT
dc.subject.fosEducational sciencespt_PT
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Isolete_11nov.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.