Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2416
Title: Estudo sobre Avaliação em Educação Pré-Escolar a partir da perceção de educadores de infância e estudantes de mestrados profissionalizantes
Authors: Pinto, Catarina Tavares
Orientador: Craveiro, Clara
Keywords: Supervisão pedagógica
Avaliação
Formação inicial
Formação contínua
Issue Date: 21-Jul-2016
Abstract: Avaliar é um ato pedagógico que exige uma postura e um conhecimento específico, possibilitando ao educador de infância desenvolver estratégias adaptadas, tendo em conta os contextos do grupo e de cada criança. Esta investigação partiu de uma problemática desenvolvida num projeto de mestrado - Estudo sobre avaliação em contexto de Jardim-de-Infância: um contributo para a Supervisão Pedagógica - de Dores Oliveira (2011), que recai sobre o conhecimento e a utilização de instrumentos de avaliação, atestando como resultados, que as educadoras apresentam um conhecimento bastante redutor sobre a avaliação em Educação Pré-Escolar (EPE). Assumindo estas conclusões, e através da mobilização de diversificados recursos e conhecimentos, pretendemos conhecer quais os motivos recônditos destes resultados e para tal, iremos compreender se a avaliação em EPE é devidamente desenvolvida na prática profissional dos educadores de infância e nos cursos de formação inicial de educadores de infância. Paralelamente, aspiramos ampliar conhecimentos acerca da temática aludida, considerando as funções que temos vindo a desempenhar no âmbito do percurso profissional. Utilizando uma metodologia de investigação qualitativa, aplicamos como métodos de recolha das informações, entrevistas semiestruturadas, inquéritos por questionário e análise documental. Como métodos de análise das informações, destacamos a análise de conteúdo. Os resultados deste estudo parecem assegurar, que possivelmente, não são simplesmente os educadores que desvalorizam a avaliação em contexto de jardim-de-infância, mas também, as escolas de formação que continuam a não munir os seus estudantes com os conhecimentos necessários e de uma forma clara e estruturada, sobre a avaliação
To evaluate is a pedagogical act that requires an attitude and specific knowledge, enabling the kindergarten educator to develop appropriate strategies, taking into account the context of the group and of each child. This research started from a problem developed in a master's project - Study on evaluation in the context of kindergarten: a contribution to the Pedagogical Supervision - by Dores Oliveira (2011), which focuses on the knowledge and the use of evaluation tools, attesting as a result, that teachers have a very limited understanding of the evaluation in Preschool Education (EPE). Embracing these conclusions, and by mobilizing diversified resources and knowledge, we intend to know what are the hidden motives of these results and as such, we will understand if the evaluation in EPE is properly developed in the professional practice of kindergarten teachers and in the initial training courses for kindergarten teachers. At the same time, we aim to expand the knowledge about the alluded theme, considering the functions that we have been performing in our career. Using a qualitative research methodology, we applied as methods of collecting information, semi-structured interviews, questionnaire surveys and document analysis. As for information analysis methods, we highlight the content analysis. The results of this study seem to ensure that possibly, educators are not solely responsible for the devalue of evaluation in the kindergarten context; we should also factor in the training schools, that still do not prepare their students with the necessary knowledge and in a clear and structured way about the evaluation
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2416
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