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Title: Dislexia no ensino secundário/superior: avaliação, intervenção e reeducação pedagógica
Authors: Silva, Marisa Andreia Moreira da
Orientador: Fernandes, Helena Serra
Keywords: Educação Especial
Dislexia
Reeducação
Issue Date: 17-Dec-2016
Abstract: A presente investigação procura conhecer um caso especifico de uma jovem adulta do ensino secundário e depois superior, diagnosticada com dislexia no 1º ciclo, que deixou de ter apoio especializado após o início do 5º ano de escolaridade. Este estudo apresenta como objetivo geral identificar as alterações decorrentes da aplicação de atividades específicas, constantes no programa de intervenção e reeducação na dificuldade específica de aprendizagem- Dislexia, e observar se essas alterações implicam sucesso em áreas básicas de desenvolvimento e na área académica da leitura. Iniciamos o estudo com a recolha do historial familiar, académico e clinico-desenvolvimental da jovem adulta. Partimos para uma primeira avaliação diagnóstica, através de provas informais e formais. No momento seguinte, optamos por construir um programa de intervenção e reeducação com o sentido de construir “material” para o campo da educação que pudesse levar a momentos de reflexão acerca das práticas educativas com alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. A intervenção e reeducação foi efetuada, durante sensivelmente três meses, nas áreas em que a aluna apresentava dificuldades. Na fase final realizamos novamente as provas para aferir se houve progressos positivos e fomos entrevistar alguns docentes do ensino superior para completar o historial académico da jovem adulta. Perante os resultados obtidos podemos concluir que foi uma mais valia a intervenção e que esta deve ter continuidade para que o sucesso seja maior. Também consideramos que foi de grande importância a recolha de opiniões dos docentes acerca do nosso tema de pesquisa, assim como saber qual o desenvolvimento da aluna nos seus estudos. Por isso, esta pesquisa pode fazer desencadear futuras investigações que permitam o sucesso escolar dos alunos de forma a conseguirem o acesso e a finalização dos estudos no ensino superior, como forma de tentarmos eliminar o abandono escolar em Portugal
This research seeks to understand a specific case of a young female, attending secondary and then higher education school, who was diagnosed with dyslexia in the primary school and then ceased to have expert support after the start of the 5th grade. This study has as its main goal to identify the changes resulting from the implementation of specific activities, established in the intervention and rehabilitation program in the specific difficulty of learning- Dyslexia. Moreover, we want to see if these changes result in success in basic areas of development and in the academic area of reading. We started the study by gathering information about family history, academic and clinical-developmental of the young female. We started by a first diagnostic evaluation, through informal and formal proofs. Then, we chose to build an intervention and rehabilitation program in the sense of building "material" for the field of education that could lead to moments of reflection about the educational practices with students with specific learning disabilities. The intervention and rehabilitation was performed for roughly three months in areas where the student had difficulties. In the final stage, we performed the tests to assess whether there has been positive progress and we interviewed some of the university professors to complete the academic history of the young female adult. Having all the results in mind, we can conclude that the intervention was highly positive for the young female adult and that this should be continued so that success can be greater. We also consider that it was very important to gather teachers’ opinions about our research topic, as well as to know the development of the student in their studies. Therefore, we hope this research can trigger further investigations on students’ academic success so that everyone may have access to a higher education and reduce the number of school leavers in Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2420
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