Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2428
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Ana Paula-
dc.contributor.authorReinas, Joana Gilbert-
dc.date.accessioned2017-03-08T11:00:44Z-
dc.date.available2017-03-08T11:00:44Z-
dc.date.issued2017-02-25-
dc.date.submitted2017-01-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2428-
dc.description.abstractA educação inclusiva é, hoje, uma exigência do modelo da sociedade em que vivemos, onde não deve haver espaço para iletrados. O papel do professor é ensinar e educar a criança/jovem, orientando-a/o e ajudando-a/o no processo do seu próprio desenvolvimento. Para isso, este deverá proporcionar aprendizagens que lhe sejam significativas e eficazes. Todas as crianças têm Necessidades Educativas, mas só algumas têm Necessidades Educativas Especiais. Deste modo, é necessário que o professor esteja atento aos seus alunos e caso desconfie de que algo não se encontra bem deve informar os pais e/ou encarregados de educação para que estes procedam ao encaminhamento correto de cada situação. Assim, este relatório de estágio procura, através da pergunta de partida Os professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico sentem-se preparados para responder aos alunos com Necessidades Educativas Especiais em sala de aula?, percecionar como os professores dessas valências dão resposta aos seus alunos com Necessidades Educativas Especiais, ou seja, como promovem uma educação mais inclusiva e de que modo consideram que as suas intervenções serão benéficas para o desenvolvimento dos mesmos. Para tal, realizou-se um inquérito por questionário aos professores desses mesmos ciclos, com o objetivo de tentarmos clarificar a pergunta de partida.pt_PT
dc.description.abstractInclusive education is today a model of the requirement of the society we live in, where it should not have space for illiterates. The teacher's role is to teach and educate the child, guiding and helping them in the process of their own development. Therefore, this learning is expected to provide significant and effective. All children have Educational Needs, but some only have Special Education Needs. Thus, it is necessary that the teacher is attentive to their students and if he suspicious that something is not right inform parents and/or guardians so that they carry the correct routing of each situation. Thus, this internship report looking through the starting question Teachers of 1st and 2nd Cycle of Basic Education feel prepared to respond to students with Special Educational Needs in the classroom?, prececion how the teachers of these valences give response to their students with Special Education Needs, that is, how they promote a more inclusive education or how as include and how consider that their interventions will be beneficial to their development. To this end, there was a survey to teachers of those cycles in order to try to clarify the initial question.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiais (NEE)pt_PT
dc.subjectPreparação docentept_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º / 2º ciclos)pt_PT
dc.titleA perceção dos professores do 1º e do 2º ciclo do ensino básico sobre a sua preparação nas respostas educativas aos alunos com necessidades educativas especiaispt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid201620243pt_PT
Appears in Collections:Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio - Joana Reinas.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.