Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2429
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dc.contributor.advisorFernandes, Ana Márcia Serra-
dc.contributor.authorSousa, Soraia Alexandra Dias-
dc.date.accessioned2017-03-09T14:49:07Z-
dc.date.issued2017-02-25-
dc.date.submitted2017-01-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2429-
dc.description.abstractA Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é encarada como uma perturbação do neurodesenvolvimento com características muito específicas. Neste sentido, a presente investigação pretende contribuir para uma melhor perceção acerca da realidade escolar, no que concerne, nomeadamente, às condições materiais e humanas que um estabelecimento educativo deve possuir, no seio de uma comunidade escolar, para educar crianças com autismo - “Que condições são necessárias a uma Instituição para educar uma criança com autismo?”. De forma a dar resposta à pergunta de partida, supramencionada, recorremos à aplicação de um inquérito por questionário a oito Educadoras de Infância, de uma entrevista estruturada à Educadora de Educação Especial e de observação direta à criança-alvo, por meio de grelhas de observação, a qual foi complementada através de informações cruciais, advindas da Educadora titular e da respetiva auxiliar de ação educativa, constatadas no PEI (Plano Educativo Individual). Em termos metodológicos, optamos por uma abordagem qualitativa, especificamente o estudo de caso. O interveniente é uma criança em idade pré-escolar diagnosticada com Perturbação do Espectro do Autismo e a usufruir de apoio de Educação Especial numa IPSS do Concelho da Maia. Concluiu-se que a formação do grupo de docentes, o apoio de uma equipa multidisciplinar e uma maior variedade dos recursos materiais, no processo educativo/terapêutico da criança com PEA, é fulcral para a promoção do seu desenvolvimento integral e, consequentemente, da sua inclusão.pt_PT
dc.description.abstractThe Autism Spectrum Disorder (ASD) is perceived as a neurodevelopment disorder with very specific characteristics. To this purpose, the present investigation aims to contribute to a better perception about the school reality, in what concerns, namely, the material and human conditions which a school establishment should own, within a school community, to educate autistic children – “What conditions are needed for an Institution to educate an autistic child?”. In order to respond to the starting question, aforementioned, we have turned to the application of a survey by questionnaire to the eight Kindergarten Teachers, to a structured interview to the Special Education Teacher and to a direct observation, by means of observation tables, which was complemented with crucial information from the titular teacher and from the respective educational assistant included in the Individual Educational Plan (PEI). Regarding methodological terms, we have chosen a qualitative approach, specifically the case study. The actor is a preschooler diagnosed with Autism Spectrum Disorder and those benefits from the support of Special Education in a private social solidarity institution (IPSS) in Maia. It is concluded that the formation of the educators, the support of a multidisciplinary team and a greater variety of material resources, in the educational/therapeutic process of the child with ASD, is central for the promotion of his integral development and, consequently, of his inclusion.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectPerturbação do espetro do autismo (PEA)pt_PT
dc.subjectEducação Pré - Escolarpt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.titleCondições necessárias a uma instituição para educar uma criança com perturbação do espetro do autismo – Estudo de casopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.date.embargo2018-02-25-
thesis.degree.nameMestrado em educação pré-escolarpt_PT
dc.identifier.tid201620251pt_PT
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