Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2437
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Ana-
dc.contributor.authorSoares, Marta Alexandra Amorim-
dc.date.accessioned2017-04-19T15:04:29Z-
dc.date.issued2017-03-30-
dc.date.submitted2017-02-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2437-
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e posteriormente em Creche. O trabalho foi elaborado durante os anos letivos de 2015-2017 e procura evidenciar como os educadores de infância percecionam a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais nas suas salas. Ao longo do relatório será feita uma abordagem aos princípios subjacentes à inclusão, bem como à evolução do termo Necessidades Educativas Especiais, ao papel do educador de infância, sem esquecer o apoio que a legislação portuguesa estabelece neste âmbito. Através da combinação de uma metodologia mista tentaremos “compreender, com (…) detalhe, o que é que [educadores], diretores e estudantes pensam” (Bogdan & Biklen, 1994), partindo de um enfoque conceptual de carácter qualitativo, e através de uma metodologia orientada para resultados quantitativos, fazer uma análise estatística dos resultados ao questionário aplicado a uma amostra de educadorespt_PT
dc.description.abstractThis report was prepared within the curricular unit of supervised teaching practice in Preschool education and later in Daycare. The work was elaborated during the academic years of 2015-2017 and seeks to show how childhood educators perceive the inclusion of children with special educational needs in their classrooms. Throughout the report, an approach will be taken to the principles underlying inclusion, as well as the evolution of the term Special Educational Needs and to the role of the childhood educator, without forgetting the support that the Portuguese legislation establishes in this scope. By combining a mixed methodology we will try to "understand, with (...) detail, what it is that [educators], principals and students think" (Bogdan & Biklen, 1994), starting from a qualitative conceptual approach, and through a methodology oriented to quantitative results, will be made a statistical analysis of the results to the questionnaire applied to a sample of educatorspt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectNecessidades educativaspt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.titlePerceções dos educadores sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.date.embargo2020-03-30-
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid201679744pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.