Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2454
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosme, Ariana-
dc.contributor.advisorPaiva, João Matos-
dc.contributor.authorPinheiro, Ana-
dc.date.accessioned2017-05-27T09:43:56Z-
dc.date.available2017-05-27T09:43:56Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2454-
dc.description.abstractO estudo ―Desenvolvimento de uma comunidade num Sistema de Gestão de Aprendizagem na Internet: interacções entre profissionais de educação‖ descreve e analisa a evolução de um espaço comunitário com significativa componente virtual e a participação dos seus actores com o objectivo de perceber; a) De que forma evolui uma comunidade de profissionais de educação na Internet?; b) O que promove a participação e a interacção entre elementos com vista à construção de um espaço comunitário?; c) Que estratégias devem ser implementadas com vista à construção de um espaço comunitário? A comunidade constitui-se, essencialmente, por profissionais de Educação de Infância que trabalham nos Jardins de Infância com os quais uma Escola Superior de Educação (ESE) no Porto coopera no âmbito da formação de alunos nesta área. A plataforma na Internet, “Moodle”, foi utilizada como área na qual estes profissionais, de forma voluntária, se inscreveram. O ―Cruzar‖, nome atribuído pelos próprios membros ao espaço comunitário, nasceu em 2006, tendo este estudo abarcado um primeiro ano lectivo exploratório no qual se definiu um plano de acção, e 17 meses posteriores, nos quais se implementou um processo com carácter de investigação-acção. A análise das actividades dinamizadas, fóruns de discussão, concurso, formação à distância, repositório de actividades, entre outras, permitiram perceber alguns dos interesses e necessidades deste grupo de profissionais, tendo sido determinantes para a definição de estratégias de acção. Percebemos a necessidade de dar continuidade a este processo investigativo, permitindo que outros docentes da ESE pudessem explorar, com os profissionais de Educação de Infância, áreas de conhecimento mais diversificadas, proporcionando o desenvolvimento de competências ao nível da literacia informática, da gestão e da autonomia on-line, quer nos docentes da instituição de Ensino Superior, quer nos membros do ―Cruzar‖.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectAprendizagem na Internetpt_PT
dc.subjectProfissionais de educaçãopt_PT
dc.subjectEducadores de Infânciapt_PT
dc.titleDesenvolvimento de uma comunidade num Sistema de Gestão de Aprendizagem na Internet Interacções entre profissionais de educaçãopt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameTese apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, para obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educaçãopt_PT
Appears in Collections:Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Doutoramento_Ana Pinheiro.pdf4.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.