Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2464
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamalho, Rui João Teles-
dc.contributor.authorDinis, Daniela Engrácia de Sousa-
dc.date.accessioned2017-07-18T14:42:35Z-
dc.date.available2017-07-18T14:42:35Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2464-
dc.description.abstractA Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) caracteriza-se como uma perturbação que altera o desenvolvimento da criança, em três grupos: relacionamento social, comunicação e flexibilidade. Esta tríade, que foi identificada por Wing (1988), define se a criança estará, ou não, a seguir um padrão de desenvolvimento anómalo e, no caso de se registar uma deficiência numa das áreas apenas, ela poderá radicar numa causa completamente diferente. Neste trabalho explora-se a etiologia de PEA, os sinais de alerta nos primeiros anos de vida e a classificação da PEA com base no DSM-V e na CIF-CJ. De seguida, apresentamos a descrição do nosso estudo de caso, onde explicamos a metodologia estudada e fazemos a caracterização do aluno. Posteriormente, apresentamos a descrição da atividade realizada com o auxílio de um recurso tecnológico, designado por Bee-Bot. Por fim, e feita a análise dos resultados obtidos, apresentamos as considerações finais.pt_PT
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (PEA) is characterized by a disturbance that alters the development of the child, in three groups: social relationship, communication and flexibility. This triad, which was identified by Wing (1988), defines whether or not the child will follow an abnormal development pattern and, if the disability is noticeable in one area only, it may be in a completely different cause. In this work we explore the etiology of PEA, early warning signs in the first years of life and the classification of the PEA based on the DSM-V and the CIF-CJ. Next, we present the description of our case study, where we explain the methodology studied and characterize the student. Subsequently, we present the description of the activity carried out with the aid of a technological resource, called Bee-Bot. Finally, and the analysis of the results obtained, we present the final considerations.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.titlePerturbação do Espectro do Autismo – A interação entre pares em contexto de sala de aulapt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
Appears in Collections:PG Educação Especial
PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
projeto Final.pdf303.49 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.