Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2466
Title: O Corpo e o Som no desenvolvimento das potencialidades interacionais de jovens com Necessidades Educativas Especiais: Pesquisa preliminar ao estudo de caso em intervenções com o Digital Sock e jovens com Perturbações do Espectro do Autismo
Authors: van Lammeren, Slavisa Rupar Lamounier
Orientador: Gomes, Ana
Keywords: Educação especial
Musicoterapia
Psicomotricidade
NEE
Síndrome de Down
Autismo
Hiperatividade
Issue Date: 2017
Abstract: A pesquisa apresentada no domínio da disciplina Seminário de Projeto, da Pós Graduação em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no ano letivo 2016/2017, tem como objetivo, de forma exploratória, perceber como estratégias de ação envolvendo atividades com o corpo e o som podem contribuir para o desenvolvimento da capacidade expressiva de jovens e crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Esta investigação está inserida no contexto do estudo de caso a ser realizado no âmbito do doutoramento em Ciências e Tecnologia das Artes (Universidade Católica Portuguesa – Escola das Artes), no qual pretendemos estudar de que forma a utilização do protótipo instrumental Digital Sock pode beneficiar a comunicação e a expressão de jovens com Perturbações do Espectro do Autismo (2º e 3º ciclo). O objeto do nosso estudo está centrado na comunicação e nos processos interacionais, sendo o corpo, o som e suas manifestações expressivas o principal foco da investigação. Deste modo, a reflexão teórica aproxima-se dos principais modelos de atuação em musicoterapia, a exemplo da psicoterapia relacional não-verbal (Benenzon, 1981), e a improvisação criativa (Nordoff Robbins, 1971, 1977 e 2007) como modos de intervir por meio do som; e a psicomotricidade relacional (Lapierre, 1982) como modelo de intervenção com o corpo. A componente empírica deteve-se em uma intervenção psicopedagógica realizada em Aveiro (Portugal), no dia 03 de junho do corrente ano, no MindSenses: Espaço Snoezelen e Serviços Terapêuticos. Durante a atividade prática, que esteve centrada no corpo e no som, diversos estímulos sonoro-musicais e corpóreo-sensoriais foram explorados. As sete crianças/jovens presentes foram divididas em dois grupos: o primeiro, por dois meninos de oito anos, sendo um com Perturbação Específica da Linguagem e o outro com Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção; e o segundo, constituído por três jovens com Trissomia 21 e dois com Perturbação do Espectro do Autismo. Os resultados desta pesquisa levaram-nos a concluir que uma intervenção com recursos sonoros e sensório-corporais permite o desenvolvimento emocional, social e expressivo de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, assim como colabora no desenvolvimento cognitivo e motor. A análise das atividades desenvolvidas revelou que o estímulo sonoro quando aliado a atividades psicomotoras estimula o pensamento criativo, criando caminhos para a comunicação
The research presented in the field of the Project Seminar, Graduate Program in Special Education at the Paula Frassinetti School of Education, in the 2016/2017 academic year, has as an exploratory objective to understand how action strategies involving activities with the body and sound can contribute to the development of the expressive capacity of young people and children with special educational needs (SEN). This research is part of the case study to be carried out under the PhD in Science and Technology of the Arts (Portuguese Catholic University - School of Arts) in which we intend to study how the use of the Digital Sock instrumental prototype can benefit the Communication and the expression of young people with Autism Spectrum Disorders (2nd and 3rd cycle). The object of our study is centered in communication and in the interactional processes. The body, the sound and its expressive manifestations are the focus of the investigation. Thus, theoretical reflection approaches the main models of acting in music therapy, such as non-verbal relational psychotherapy (Benenzon, 1981), and creative improvisation (Nordoff Robbins, 1971, 1977 and 2007) as ways of intervening by Sound medium and relational psychomotricity (Lapierre, 1982) as a model of intervention with the body. The empirical component happened in a psychopedagogical intervention held in Aveiro (Portugal), on June 3 of this year, in MindSenses: Snoezelen and Therapeutic Services During the practical activity, which was centered on body and sound, several sound-musical and sensory-bodily stimulus were explored. The seven children / youth present were divided into two groups: the first, by two eight-year-old boys, one with Specific Language Impairment and the other one with Attention Deficit Hyperactivity Disorder; and the second, consisting of three youngsters with Trisomy 21 and two with Autism Spectrum Disorder. The results of this research led us to conclude that an intervention with sound and sensory-bodily resources allows the emotional, social and expressive development of children and youth with special educational needs, as well as collaborates in cognitive and motor development. The analysis of the activities developed revealed that the sound stimulus when combined with psychomotor activities stimulating the creative thinking and creating paths for communication
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2466
Appears in Collections:PG Educação Especial



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.