Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2470
Title: O projeto arco íris: O que pensam as crianças sobre os professores
Authors: Gomes, Ana Filipa Paias
Orientador: Gonçalves, Daniela
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Associação Ajudaris
Cidadania
Sucesso
Issue Date: 18-Jul-2017
Abstract: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da Doutora Daniela Gonçalves, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Este percurso investigativo tem como finalidade perquirir a qualidade na docência em contexto de 1.º Ciclo, mais especificamente, a qualidade na docência aos olhos das crianças e dos docentes envolvidos no projeto Arco-íris da associação Ajudaris, indagando quais as características que definem um bom docente, ou seja, quais as qualidades pressupostas para um bom professor, implicando a promoção do sucesso, cidadania e valores nos seus alunos e confrontando as opiniões dos docentes e dos alunos associados ao projeto. Neste sentido, foram adotados diferentes procedimentos metodológicos para formular o presente relatório: revisão bibliográfica e, ainda, no que diz respeito à recolha de dados, foi aplicada uma entrevista aos professores envolvidos no projeto Arco-Íris e realizado um focus group com os alunos, bem como a análise documental de diferentes documentos. Os principais resultados apontam para uma definição clara relativamente ao que é ser bom professor, apesar da existência de alguns constrangimentos tais como: o elevado número de alunos por sala, a legislação e a falta de tempo para acompanhar o aluno. De salientar a importância do tempo que cada docente dedica ao aluno; um tempo de acompanhamento, preocupação e envolvimento na vida pessoal e social do estudante. Olhar para o aluno e perceber aquilo de que este necessita é a definição mais clara do que é ser um bom professor
The present internship report was developed in the context of the Master's Pre-school and Primary Education, under the leadership of Dr. Daniela Gonçalves, from Paula Frassinetti College Education. This investigative journey has its purpose in ascertain the teaching quality in the field of Primary Education, more specifically from the eyes of the children and the teachers envolved in the "Arco-Íris" project from the "Ajudaris" Association. To make it possible, it was necessary to seek for the features which define a good teacher. In other words, the qualities inherent in a great teacher, which combines the promotion of sucess, citizenship and values in its students, confronting the opinions and ideas of all the persons envolved in this project. To this end, were adopted different methodological procedures in order to formulate the present report: bibliographic review and also, in which concerns the data collection, it was applied an interview to the teachers envolved in "Arco-Íris" project. It was also implemented a focus group with the students, as well as a documental analysis of all supporting documents. The main results points to a clear definition regarding on what is considered to be a good teacher, despite the existence of some contraints as: an high number of pupils per classroom, the legislation and the lack of time to accompany them. It is worth emphasising the importance of the time which each teacher dedicates to his student - a time of accompaniment, concernment and involvement in the personal and social life of the children. To look beyond the student and realize his needs is the clearest definition of a great teacher
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2470
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatorio FPAIAS 16Junho.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.