Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2473
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorCaldas, Rute Soraia Meixedo-
dc.date.accessioned2017-09-01T15:14:28Z-
dc.date.available2017-09-01T15:14:28Z-
dc.date.issued2017-07-18-
dc.date.submitted2017-06-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2473-
dc.description.abstractTodos sabemos as vantagens de uma boa relação entre professor-aluno no desenvolvimento integral da criança, bem como na sua motivação e interesse perante as diferentes educativas. Como tal, consideramos essencial analisar o ponto de vista das crianças, relativamente a esta temática, centrando a questão na sua relação com a respetiva educadora/professora, investigando a influência destas profissionais na vida das crianças. Neste sentido, os objetivos deste percurso investigativo são os seguintes: i) perceber até que ponto a educadora/professora desenvolve uma boa relação com o grupo; ii) descrever e analisar as estratégias de inclusão e motivação utilizadas pelas educadoras/professoras, a partir das representações das crianças. Optamos por uma metodologia qualitativa de cariz descritiva e interpretativa, o presente estudo exploratório foi desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os principais resultados apontam, de facto, para a necessidade de uma relação pedagógica saudável, baseada na confiança, respeito e amizade. Trata-se, portanto, de uma relação onde o aluno vê o docente como um apoio fundamental no seu processo de aprendizagem e, por sua vez, o educador/professor adota várias estratégias motivadoras para que as suas crianças sejam cada vez melhorespt_PT
dc.description.abstractWe all know the advantages of a good relation between teacher-student in integral development of the children, also as in the motivation and interest in educative diferences. We should consider essencial and analyze the point of view of the childrens, on this subject and we focus the question in their relationship with his teacher, researching the influence of this profissionals in life of the childrens. In this sense, the objetives of this course of discovery are the following: i) Understand how the educator/teacher develop a good relation with the group; ii) Describe and analyze the strategies of inclusion and motivation used by the educators/teachers, from the representation of the childs. Choosing a qualtitative methodology of a descriptive and interpretative character, the presente study was developed in the scope of the intership in context of pre-school and primary school. The principals results shows, in fact, the necessity of a healthy pedagogic relation, based on trust, respect and friendship. A relation where the student see the teacher as a fundamental support in the teaching-learning process and, in turn, the educator/teacher adopts motivacional strategies for the children to be betterpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º Ciclo)pt_PT
dc.subjectRelação pedagógicapt_PT
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_PT
dc.subjectRepresentação das criançaspt_PT
dc.titleRelação Pedagógica: que caraterísticas? Um estudo exploratório em contexto de Educação Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201722623pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório mesmo FINAL - Cópia.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.