Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2481
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dc.contributor.advisorGomes, Ana-
dc.contributor.authorCampos, Sandra Manuela da Silva-
dc.date.accessioned2017-09-06T15:51:26Z-
dc.date.available2017-09-06T15:51:26Z-
dc.date.issued2017-07-14-
dc.date.submitted2017-06-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2481-
dc.description.abstractNo quadro da reforma do sistema educativo, as mudanças em educação especial foram visíveis, pois estas direcionam-se progressivamente para a inclusão das crianças com necessidades educativas especiais nas classes regulares. Os professores titulares e de educação especial tem um papel fundamental para a inclusão destas crianças, mas para além destes, toda a comunidade educativa também deverá assumir essa responsabilidade, sempre tendo em vista o sucesso da criança. Este relatório de estágio enquadra uma abordagem história da inclusão, as mudanças legais ocorridas em Portugal, as necessidades educativas especiais, as suas problemáticas e a análise dos dados obtidos que emergiram de prática profissionalizante. Tivemos como objetivo geral identificar as estratégias de inclusão mais valorizadas e utilizadas pelos professores do 1º e 2ºciclo do ensino básico, quando trabalham com crianças com necessidades educativas especiais. Desta forma, para elencar essas estratégias, foram realizadas entrevistas a professores titulares de turma e de educação especial no 1º e 2ºciclo e aplicados inquéritos online restringidos a professores do 1º e 2ºCEB. Após a análise e tratamento dos dados, agrupamos as estratégias mais valorizadas em cada foco, referentes à motivação, metodologias de ensino-aprendizagem e cooperação entre parespt_PT
dc.description.abstractIn the field of education system reform changes in special education were visible, as these are progressively directed towards the inclusion of children with special educational needs in the regular class. Full-time and special education teachers have a key role to play in this children inclusion, but in addition to these, the entire school community needs to assume the same responsibility, always with a view to the success of the child. This study frames a history of inclusion, legal changes in Portugal, special educational needs, their problems and the analysis of the data obtained. We aimed to identify the most valued inclusion strategies used by primary and secondary school teachers when working with children with special educational needs. Thus, to list the strategies most used by teachers, interviews were conducted with class and special education teachers in the 1st and 2nd cycle and online surveys restricted to 1st and 2nd grade teachers, where we grouped three groups of strategies related to motivation, methodologies of teaching and cooperationpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º Ciclo)pt_PT
dc.subjectEnsino Básico (2º Ciclopt_PT
dc.subjectLíngua Portuguesapt_PT
dc.subjectGeografiapt_PT
dc.subjectHistóriapt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.titleInclusão no 1º e 2º CEB: as estratégias mais valorizadas pelos professores Prática de Ensino Supervisionada em 2.º Ciclo do Ensino Básico IIpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201722704-
Appears in Collections:Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

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