Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2496
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorTerra, Mariana Gomes-
dc.date.accessioned2017-09-25T08:58:22Z-
dc.date.available2017-09-25T08:58:22Z-
dc.date.issued2017-07-10-
dc.date.submitted2017-07-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2496-
dc.description.abstractÉ importante reformular a intervenção educativa: reinventar as práticas, as estratégias, as relações, os recursos e as reflexões que daqui podem resultar. É urgente pensar e criar novas estratégias capazes de educar para o presente e para o futuro, com uma finalidade de gerar uma aprendizagem ativa, significativa, diversificada e integrada. Consideramos, pois, que só investindo num processo de ensino personalizado, que requer motivação, criatividade e uma relação de proximidade, é que se alcança uma aprendizagem verdadeiramente eficaz. Foi neste âmbito, e a partir da experiência formativa em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como dos resultados da aplicação de um inquérito por questionário na formação de professores que, desenhamos um proposta educativa de acordo com o contexto onde se realizou a prática de ensino supervisionada em 1.º CEB, onde o grande contributo para a aprendizagem dos alunos residiu nas estratégias definidas, nos recursos selecionados e, ainda, nos instrumentos ao serviço da intencionalidade pedagógica. Todo o percurso investigativo que aqui se apresenta é fruto de uma opção metodológica qualitativa que pretendeu essencialmente conhecer bem o contexto educativo, para o melhorar. Os principais resultados estão associados à apropriação do processo de aprendizagem por parte dos alunos do 1.º CEB.pt_PT
dc.description.abstractIt is important to reformulate the interventional education: reinvent the practices, the strategies, the relationships, the resources and the reflections that may result from here. It is urgent to think and create new strategies capable of educate for the present and for the future, with the goal to generate an active, significant, diversified and integrate apprenticeship. We, therefore, consider that only by investing in a process of specialized education, which requires motivation, creativity and a close relationship, is that truly effective learning is achieved. It was within this scope, and from the formative experience in context of primary school, as well as the results of the application of an inquiry into teacher training, that we draw an educational proposal according to the context where the supervised teaching practice was carried out in primary school, where the great contribution to the students learning resided in defined strategies, in selected resources, and, still, in the instruments in the service of pedagogical intentionality. All of the investigative course represented here is the result of a qualitative methodological option which essentially intended to know well the educational context to improve it. The main results are associated to the appropriation of the learning process by the students of primary school.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectRelação pedagógica positivapt_PT
dc.subjectAprendizagem significativapt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo)pt_PT
dc.titleEstratégias e Recursos da Prática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201734885pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PDF Relatório de Estágio Mariana Terra 2012123.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.