Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2498
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Mónica-
dc.contributor.authorRocha, Carla Isabel da-
dc.date.accessioned2017-09-25T09:11:47Z-
dc.date.available2017-09-25T09:11:47Z-
dc.date.issued2017-07-18-
dc.date.submitted2017-07-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2498-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré́- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. A investigação foi realizada a partir da temática “A Expressão Artística como facilitadora da aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, sob orientação da Doutora Sandra Mónica Figueiredo de Oliveira. A investigação pretende compreender de que forma o cruzamento da Expressão Plástica com o Português poderá beneficiar o processo de aprendizagem do aluno. Neste sentido, inicialmente, apresentamos perspetivas teóricas relativamente a conceitos essenciais ao desenvolvimento da investigação, ou seja, explanamos a importância da Arte no ensino, clarificamos o processo de ensino-aprendizagem do Português no 1.º CEB, referimos a importância da prática da Interdisciplinaridade e, ainda, expomos o conceito de competência e de que forma esta pode ser desenvolvida em contexto de sala de aula. No que concerne às opções metodológicas, utilizou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo a diferentes instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de dados, como entrevistas a docentes do 1.º CEB, observação participante (através da criação e colocação em prática de atividades interdisciplinares) e análise documental.pt_PT
dc.description.abstractThis intership report is presented within the scope of the Master’s degree in Pre- School Education and 1st Cycle of Basic Teaching, from Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. The subject of the research was “The Artistic Expression as a facilitator for Portuguese learning on the 1st Cycle of Basic Teaching”, under the supervision of Professor Sandra Mónica Figueiredo de Oliveira. The investigation aims to understand how the student’s learning process can benefit from the crossover between Artistic Expression and Portuguese. To achieve this, firstly, we presented theoretical perspectives on main conceptions to the development of the investigation. In other words, we explained the relevance of Art in education, secondly, we clarified the Portuguese teaching-learning process on the 1st Cycle of Basic Teaching, thirdly, we exposed the value of Interdisciplinarity, then we exposed the concept of Competence and how it can be developed in the classroom atmosphere. With regard to the methodological options, a qualitative methodology was used, recurring to different data collection instruments and techniques, such as interviews of 1st Cycle of Basic Teaching professors, participants observation (through the creation and application of interdisciplinary activities) and document analysis.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridade - estratégia de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectExpressão Plásticapt_PT
dc.subjectPortuguêspt_PT
dc.titleA Expressão Artística como facilitadora da aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201734842pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Expressão Artística como facilitadora da aprendizagem do Português no 1.pdf91.74 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.