Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2522
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinheiro, Ana-
dc.contributor.authorRamalho, Rui-
dc.contributor.authorCervantes, Ana Cláudia-
dc.contributor.authorLopes, Ana Mafalda-
dc.contributor.authorChaves, Ana Maria-
dc.contributor.authorCrista, Bárbara Rodrigues-
dc.contributor.authorDelgado, Carmo-
dc.contributor.authorPrata, Cláudia-
dc.contributor.authorCarvalho, Estrela-
dc.contributor.authorMarques, Joana-
dc.contributor.authorSousa, Lucinda-
dc.contributor.authorCastanheira, Maria do Carmo-
dc.contributor.authorSousa, Maria Marlene-
dc.contributor.authorDias, Marina-
dc.contributor.authorPereira, Marisa-
dc.contributor.authorLourenço, Natália Sofia-
dc.contributor.authorSilva, Raquel-
dc.contributor.authorRodrigues, Rute-
dc.contributor.authorRodrigues, Sofia-
dc.contributor.authorGomes, Susana-
dc.contributor.authorAlves, Tânia-
dc.date.accessioned2017-11-02T12:05:02Z-
dc.date.available2017-11-02T12:05:02Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPinheiro, A. & Ramalho, R. (Coord.). (2017). Tecnologias com sentido Porto : ESEPF, ISBN 978-989-98940-9-9 . Disponível a partir do RI ESEPFpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-98940-9-9-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2522-
dc.description.abstractA Inclusão de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais nas escolas de ensino regular, quer enquanto conceito, quer enquanto medida educativa emergente é, hoje, um dado inquestionável e incontornável. A tecnologia usa-se se trouxer melhorias sobre outros recursos, caso contrário trata-se apenas de uma associação à tendência mais do que uma seleção cuidada e consciente por parte do professor. Por isso nos devemos questionar se os recursos que utilizamos potenciam a aprendizagem.A generalização da ludicidade na aprendizagem e a proliferação de recursos disponíveis, permite que o que antes era dispendioso e de difícil acesso, hoje é facilmente encontrado na casa das crianças. O acesso à tecnologia passou a ser um processo disseminado: todos temos acesso a muitos recursos. É neste âmbito que a continuidade de trabalho entre os profissionais e a família pode, em muitos casos, ser facilitada. A portabilidade da tecnologia contrasta com o egocentrismo dos computadores fixos e pesados de outros tempos (e ainda destes). É também por isso que o percurso formativo dos professores e educadores “não se coaduna com métodos meramente expositivos e, neste ponto, verifica- se que as formações que obtêm mais sucesso são as que apontam numa grande componente prática, centradas no aprender fazendo.” (Ribeiro, Almeida e Moreira, 2014, p. 69) Há que, por um lado, valorizar a vertente lúdica do material proporcionando que a aprendizagem se transforme num momento divertido e dinâmico.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherESEPFpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TIC) - Recursos educativospt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiais (NEE) -- recursos didácticospt_PT
dc.subjectLúdicopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleTecnologias com sentidopt_PT
dc.typebookpt_PT
Appears in Collections:Tecnologias com sentido

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tec_sentido.pdf2.19 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.