Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2522
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinheiro, Ana | - |
dc.contributor.author | Ramalho, Rui | - |
dc.contributor.author | Cervantes, Ana Cláudia | - |
dc.contributor.author | Lopes, Ana Mafalda | - |
dc.contributor.author | Chaves, Ana Maria | - |
dc.contributor.author | Crista, Bárbara Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Delgado, Carmo | - |
dc.contributor.author | Prata, Cláudia | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Estrela | - |
dc.contributor.author | Marques, Joana | - |
dc.contributor.author | Sousa, Lucinda | - |
dc.contributor.author | Castanheira, Maria do Carmo | - |
dc.contributor.author | Sousa, Maria Marlene | - |
dc.contributor.author | Dias, Marina | - |
dc.contributor.author | Pereira, Marisa | - |
dc.contributor.author | Lourenço, Natália Sofia | - |
dc.contributor.author | Silva, Raquel | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Rute | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Sofia | - |
dc.contributor.author | Gomes, Susana | - |
dc.contributor.author | Alves, Tânia | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-02T12:05:02Z | - |
dc.date.available | 2017-11-02T12:05:02Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Pinheiro, A. & Ramalho, R. (Coord.). (2017). Tecnologias com sentido Porto : ESEPF, ISBN 978-989-98940-9-9 . Disponível a partir do RI ESEPF | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-98940-9-9 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2522 | - |
dc.description.abstract | A Inclusão de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais nas escolas de ensino regular, quer enquanto conceito, quer enquanto medida educativa emergente é, hoje, um dado inquestionável e incontornável. A tecnologia usa-se se trouxer melhorias sobre outros recursos, caso contrário trata-se apenas de uma associação à tendência mais do que uma seleção cuidada e consciente por parte do professor. Por isso nos devemos questionar se os recursos que utilizamos potenciam a aprendizagem.A generalização da ludicidade na aprendizagem e a proliferação de recursos disponíveis, permite que o que antes era dispendioso e de difícil acesso, hoje é facilmente encontrado na casa das crianças. O acesso à tecnologia passou a ser um processo disseminado: todos temos acesso a muitos recursos. É neste âmbito que a continuidade de trabalho entre os profissionais e a família pode, em muitos casos, ser facilitada. A portabilidade da tecnologia contrasta com o egocentrismo dos computadores fixos e pesados de outros tempos (e ainda destes). É também por isso que o percurso formativo dos professores e educadores “não se coaduna com métodos meramente expositivos e, neste ponto, verifica- se que as formações que obtêm mais sucesso são as que apontam numa grande componente prática, centradas no aprender fazendo.” (Ribeiro, Almeida e Moreira, 2014, p. 69) Há que, por um lado, valorizar a vertente lúdica do material proporcionando que a aprendizagem se transforme num momento divertido e dinâmico. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | ESEPF | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) - Recursos educativos | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais (NEE) -- recursos didácticos | pt_PT |
dc.subject | Lúdico | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Tecnologias com sentido | pt_PT |
dc.type | book | pt_PT |
Appears in Collections: | Tecnologias com sentido |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tec_sentido.pdf | 2.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.