Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2525
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCraveiro, Clara-
dc.contributor.authorAndrade, Sara Cristina Barbosa Eiras-
dc.date.accessioned2017-11-02T14:06:53Z-
dc.date.available2017-11-02T14:06:53Z-
dc.date.issued2017-09-28-
dc.date.submitted2017-07-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2525-
dc.description.abstractAtualmente, o papel da interação é amplamente reconhecido, não só na aprendizagem formal, mas também no desenvolvimento integral da criança/aluno. Neste sentido, a presente investigação visou compreender o modo como as crianças em estudo interagem e os constrangimentos que pautam as interações estabelecidas, bem como as possíveis estratégias de superação das mesmas, na educação pré-escolar e no 1º CEB. Neste âmbito, analisam-se as diferentes estratégias utilizadas pelos profissionais (educador e professor), emergentes e programadas, no que se refere a experiências de interação, nomeadamente quanto à cooperação, comunicação, conflitos, partilha, compreensão, dependência, iniciativa, envolvimento, bem-estar, entre outros. De igual forma, se procura compreender o modo como o grupo de crianças/alunos responde perante a diferença, contribuindo para o desenvolvimento e a inclusão das crianças em estudo. Palavras-chave: Interação, criança, diferença, dificuldades, estratégias, aprendizagempt_PT
dc.description.abstractCurrently, the role of interaction is widely recognized, not only in formal learning, but also in the overall development of the child / student. In this sense, the present research aimed to understand how the children under study interact, the different forms of interaction and the constraints of the established interactions, as well as the strategies to overcome them, in Early Childhood Education and Elementary Education. In this context, we analyze the different strategies used by professionals (childhood educator, elementary school teacher), emergent and programmed, regarding interaction experiences, namely, cooperation, communication, conflicts, sharing, understanding, dependence, initiative, involvement, well-being, among others. Similarly, it seeks to understand how the group of children / students responds to the difference, contributing to the development and inclusion of the children under study. Keywords: Interaction, child, difference, difficulties, strategies, learningpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPapel da interaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagem formalpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento integral da criançapt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.titleInteração das crianças com necessidades diferenciadas em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201745526pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelatórioFinal_Interação_2017_SaraAndrade.pdf2.48 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.