Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2526
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dc.contributor.advisorNogueira, Isabel Cláudia-
dc.contributor.authorLopes, Sílvia Oliveira-
dc.date.accessioned2017-11-02T15:44:07Z-
dc.date.available2017-11-02T15:44:07Z-
dc.date.issued2017-10-03-
dc.date.submitted2017-07-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2526-
dc.description.abstractO presente relatório de investigação é produto final de um percurso investigativo realizado no âmbito da componente de Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida nos anos letivos 2015/2016 e 2016/2017 e integrada no Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Assumindo o contributo da atividade lúdica para o desenvolvimento integral da criança, com a realização deste trabalho pretendeu-se em particular identificar potencialidades e constrangimentos associados à realização de atividades lúdicas na promoção de aprendizagens matemáticas, assim como mapear as especificidades emergentes da utilização da atividade lúdica em contexto Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico no âmbito das explorações matemáticas. A abordagem teórica apresentada centra-se na importância da atividade lúdica no desenvolvimento da criança e na relevância das aprendizagens matemática nos primeiros anos, explicitando os temas e domínios matemáticos definidos para a Educação PréEscolar e para o 1º Ciclo do Ensino Básico e o contributo da atividade lúdica para a aprendizagem da Matemática. Ao nível empírico procedeu-se a um estudo de natureza qualitativa, matizado de características da investigação-ação, sustentado na intervenção educativa concebida e realizada pela autora num Jardim de Infância, numa sala dos 4 anos, e no 1º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma do 3º ano de escolaridade. O trabalho desenvolvido permitiu-nos constatar que a atividade lúdica motiva os alunos para a aprendizagem da Matemática, promove a participação ativa das crianças no seu próprio processo de aprendizagem matemática e contribui para o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e afetivas, e possibilitou igualmente entender que a realização de atividades lúdicas é fortemente condicionada pelos modelos de organização e gestão curricular. PALAVRAS-CHAVE: Atividade Lúdica, Matemática, Educação Pré-Escolar, 1º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractThis research report is a product of an investigative work carried out in the aim of the Supervised Teaching Practice component developed in 2015/2016 and 2016/2017 academic years and integrated in the Master's Degree in Preschool Education and Primary School Education of Higher School of Education of Paula Frassinetti. Assuming the contribution of ludic activity to the integral development of the child, this work aimed to identify potentialities and constraints associated with the accomplishment of ludic activities in the development of mathematical learning, as well as to map the specific characteristics emerging from the use of ludic activity both in Preschool School and Primary School contexts in the scope of the mathematical explorations. The theoretical approach presented focuses on the importance of ludic activity in child development and on the relevance of mathematical learning in the first years, explaining the themes and mathematical domains defined for Preschool School Education and for the Primary School Education and the contribution of the ludic activity for the learning of Mathematics. At the empirical level, a qualitative study was carried out, based on the characteristics of research-action, supported by educational intervention conceived and carried out by the author in a kindergarten, in a 4 years old classroom, and in a primary school, with a group in the 3rd year of schooling. The work developed allowed us to perceive that the ludic activity motivates students to learn mathematics, promotes the active participation of children in their own mathematical learning process and contributes to the development of cognitive, social and affective skills, and has also made possible to understand that the performance of ludic activities is strongly conditioned by the organizational and curricular management models. KEYWORDS: Ludic Activity, Mathematics, Preschool Education, Primary School Education.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.subjectLúdicopt_PT
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.titleA Matemática e a atividade lúdica: potencialidades e constrangimentos em contexto Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201745569pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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