Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2530
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernandes, Ana Márcia Serra-
dc.contributor.authorGomes, Susana Maribel Costa dos Santos-
dc.date.accessioned2017-11-13T16:27:12Z-
dc.date.available2017-11-13T16:27:12Z-
dc.date.issued2017-11-10-
dc.date.submitted2017-09-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2530-
dc.description.abstractA PHDA é uma problemática conhecida desde o séc. XVIII e que permanece atual na realidade da nossa sociedade. A PHDA tem forte probabilidade genética, revela-se na infância, afeta o cérebro a nível da atenção e manifesta- se através de um comportamento desatento, agitado e impulsivo. A identificação destes sinais pode ser feita na criança, em idade pré-escolar, pela educadora de infância e estes podem melhorar se forem identificados precocemente. Desta forma, a presente investigação teve como objetivo saber se as educadoras de infância conseguem identificar sinais para referenciar crianças, com PHDA, tentando perceber se conhecem a problemática e se os sinais que identificam são os enunciados no DSM-5. Neste sentido, foi possível contar com a participação de 42 educadoras de infância, a quem foi aplicado um inquérito por questionário, de caráter quantitativo, com o objetivo de tentar perceber os vários pontos de vista destas profissionais face à PHDA. Através dos dados obtidos, pudemos verificar que a maioria das educadoras de infância conhece o conceito da PHDA de uma forma informal, todas identificam os sinais mais relevantes da PHDA nesta idade, no entanto a maioria não têm formação específica em hiperatividadept_PT
dc.description.abstractThe ADHD is a problem known since the 19th century and still remains current in the reality of our society. The ADHD has a strong genetic probability, reveals itself in childhood, affects the brain and especially attention and manifests itself through an inattentive, agitated and impulsive behavior. The identification of these signs can be made in the pre-school child by the preschool teacher and they can improve if they are identified early. In this way, the present research had as goal to know if the educators of childhood can identify signs to refer children, with ADHD, trying to understand if they know the problem and if the signs that they identify are those stated in the DSM-5. In this sense, it was possible to count on the participation of 42 preschool teachers, to whom a quantitative questionnaire survey was applied, in order to try to understand the various points of view of these professionals of the ADHD. Through the obtained data, we could verify that the majority of the educators of childhood know the concept of the ADHD, in an informal way, they all identify the most relevant signs of ADHD in this age, however the majority does not have specific formation in hyperactivitypt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectPHDApt_PT
dc.titleIdentificação de crianças com PHDA, em idade pré-escolar, pelas educadoras de infânciapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação, área de especialização em educação especialpt_PT
dc.identifier.tid201752034pt_PT
Appears in Collections:Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Final.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.