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Title: Inclusão pela Arte de Doentes Mentais Adultos na Comunidade: estudo de caso
Authors: Silva, Ester Maria Rodrigues Botelho da
Orientador: Sousa, Júlio
Keywords: Intervenção comunitária
Deficiente mental
Arte
Inclusão
Issue Date: 8-Nov-2017
Abstract: A presente dissertação tem por objetivo a inclusão de doentes mentais adultos na vida comunitária através da arte. A arte enquanto veículo impulsionador da inclusão não é uma conceção recente, remete ao dealbar das civilizações. Os avanços e recuos milenares manifestos ao longo da História, aflora a questão: de que modo é possível a inclusão do D.M. adulto na comunidade, tendo como ponto de partida a expressão artística? Neste contexto aludimos à importância da arte como método terapêutico. Às transformações protagonizadas pelas políticas de saúde mental, corroboram da adoção desta medida. Destacamos a necessidade de treino das habilidades, como um fator que possibilita o crescimento do ser humano, algo que lhe acrescenta e lhe dá oportunidade de mudança de forma a garantir a inclusão, desmoronando estigmas, preconceitos, estereótipos, mitos, rumando às oportunidades de mudanças ao longo da vida. Partindo deste pressuposto foi desenvolvida a presente investigação, que tem como propósito primordial, a inclusão do DM na comunidade. Abordamos a perspetiva diacrónica da DM e a correlação com o potencial criativo. Alguns autores acreditam que, quando um intelecto superior se une a um temperamento psicótico, criavam melhores condições para o surgimento da genialidade criativa. A literatura aconselha prudência, pelo facto de os surtos psicóticos, por vezes, causarem sofrimento, o que inviabiliza a produção artistica. Focalizamo-nos na arte como intervenção terapêutica, através da externalização, e como ponte para a inclusão social, que remete para a aquisição de aptidões sociais, capacitação do ser humano, propendendo para a concretização de objetivos afetivos e instrumentais, que são necessários e imprescindíveis à vida social. Optamos por um método de investigação/ação, que nos faculta o conhecimento profundo de uma determina realidade crítica. Potencia uma solução eficaz, facilitando observação participante num método interativo de recolha de dados, frequente nas investigações qualitativas. Esta metodologia tem como objeto situações complexas ou estritamente particulares, afigura-se análise intensiva, para o estudo de caso in loco. Surge associada à necessidade de encontrar respostas eficazes aos problemas sociais quotidianos. Almejamos a promoção do bem-estar do DM cumprindo o consignado nos DUDH prevenindo ainda, comportamentos de risco
This dissertation focus on the goal of including adult mentally handicapped people in the life of the community through art. art as an impelling vehicle for inclusion is not a recent conception. It dates back from the beginning of civilizations. The millenial advances and draw-backs throughout history arise the question: in what way is it possible to include an adult mentally handicapped person in the community, having as a starting point the artistic expression? In this context, we refer to the importance of art as a therapeutic method. The changes carried out by the mental health policies support the adoption of this measure. We emphasise the need for training the skills, as a factor which will facilitate the development of the human being, something which gives him/her the opportunity to grow and to change in a way as to ensure inclusion, breaking stigma, prejudice, stereotypes, myths, leading to the opportunities of changing throughout life. Starting from this assumption, the current research was developed, having as a main purpose the inclusion of the mentally handicapped in the community. We appraoch the diachronic perspective of mental disability and the correlation with the creative potential. Some authors believe that, when a superior intellect joins a psychotic temperament, better conditions are created for the occurrence of genius creativity. Studies advise some prudence due to the fact that sometimes psychotic outbreak causes suffering, which hinders artistic production. We focus on art as a therapeutic intervention, through externalization, and a bridge to social inclusion. It points out to the acquisition of social skills, training programs, leading to the fulfillment of affective and instrumental goals that are necessary and indispensable to social life. We chose an action research method, which allows us to access a deep knowlege of a certain critical reality. It enforces an effective solution, favouring participant observation through an interactive method of data collection, very common in qualitative research. This method aims at complex or strictly individual situations; it is intensive analysis for the case study in loco. It is associated to the need of finding effective answers to every day social problems. We aim at the promotion of the well-being of the mentally handicapped, fulfilling what is established by the Universal Declaration of Human Rights, also preventing risk behaviour
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2532
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Intervenção Comunitária, área de especialização em contextos de risco
Appears in Collections:Intervenção Comunitária



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