Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2573
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSamagaio, Florbela-
dc.contributor.authorCastro, Filipa Maria Chaves Borges de-
dc.date.accessioned2018-04-03T14:48:58Z-
dc.date.available2018-04-03T14:48:58Z-
dc.date.issued2018-03-22-
dc.date.submitted2018-02-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2573-
dc.description.abstractO presente trabalho resulta de um estudo realizado numa instituição em Vila Nova De Gaia e outra no distrito do Porto. A investigação tem por base explorar novas estratégias para o envolvimento das famílias na escola. Através de inquéritos por questionários, foram inqueridos 21 pais, 4 educadores e 21 crianças no contexto de Pré-Escolar e 15 pais na valência em creche. Com o passar dos anos, a questão sobre a relação entre pais e educadores é um assunto que tem gerado várias reflexões entre muitos autores no âmbito das pedagogias. Este assunto origina assim, debates e polémicas e por vezes leva a posições controversas. Ao longo da investigação encontramos aqueles que dão importância às relações entre a escola e a família e acreditam nas suas vantagens e os que continuam com o mesmo pensamento, que a escola é apenas um local de aprendizagens onde os pais não devem interferir. A temática deste estudo relaciona-se com as perceções que os pais têm sobre o Pré-Escolar e a Creche, procurando analisar e interpretar a forma como essas mesmas perceções influenciam a forma de relacionamento com a escola. Para que a relação escola-família possa ter uma maior relação, mais fortalecida, será necessário que a escola se abra aos pais e à comunidade envolvente, permitindo que estes possam participar de uma forma mais ativa nas atividades da escola como na educação dos filhos. A relação Escola-Família encontra-se no bom caminho, contudo é necessário a formação de conceitos de alguns pais, no sentido de perceberem a necessidade de um maior envolvimento parental na vida educacional dos seus filhos.pt_PT
dc.description.abstractThe current work results from a study carried out in two institutions in Vila Nova De Gaia and Porto. The research is based on exploring new families involvement strategies in schools. Through questionnaire surveys, 21 parents, 4 educators, 21 pre-school children and 15 day-care parents were inquired. Over the years, the relationship between parents and educators has became a subject that has generated several reflections among many authors in pedagogies field, leading to debates, controversies and some controversial positions. Throughout the research we found those who care about the relationships between school and family, who believe it has its advantages and those who think school is just a learning place where parents should not interfere. The aim of this study is to figure out how parents perceptions about Preschool and Day Care influence the relationship between them and the school. In order to achieve a stronger school-family relationship, it will be necessary for the school to open up to the parents and the surrounding community, allowing them to actively participate in school activities and in their children education. School-Family relationship is on the right track, but it is necessary to educate some parents concepts, so that they realize the need of a greater parental involvement in the educational life of their children. Keywords: School-Family Relationship; Family; Pre-school and Day Care; Communicationpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolar - Envolvimento parentalpt_PT
dc.subjectCreche- - Envolvimento parentalpt_PT
dc.titleEstratégias promotoras do envolvimento parental em contexto de creche e jardim de infânciapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201891301pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE FINAL.pdf3.09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.