Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2574
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCortesão, Irene-
dc.contributor.authorMoreira, Andreia Sofia da Silva-
dc.date.accessioned2018-04-04T09:54:08Z-
dc.date.available2018-04-04T09:54:08Z-
dc.date.issued2018-03-23-
dc.date.submitted2018-02-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2574-
dc.description.abstractAs crianças são um ser em constante mudança, desenvolvem-se rapidamente e consequentemente o educador deve acompanha-lhas, criando-lhe novos desafios, permitindo novas conquistas. O presente relatório espelha o trabalho desenvolvido com um grupo em idade pré-escolar durante o qual se pretendeu refletir sobre o papel da música como instrumento de intervenção educativa no desenvolvimento de competências transversais com crianças em idade pré-escolar. Nesta discussão foram também fundamentais conceitos como, o profissional reflexivo e diferenciação pedagógica. A música é uma arte muito presente no dia-a-dia das crianças em jardim-de-infância e permite o desenvolvimento de diferentes competências entre elas a concentração. Deste modo a intervenção educativa neste contexto foi primordial para a investigação, através da observação participativa, da construção e aplicação de atividades relacionadas com a música e da constante adaptação às necessidades do grupo, sendo foi possível ao longo da investigação observar, planear, intervir e avaliar, originando novos dados e novas conclusões. Neste sentido realizou-se um estudo de caso numa instituição de educação pré-escolar, numa sala de grupo misto de 3/4 anos, para os quais a música era claramente um ponto de interesse e a concentração, claramente, uma dificuldadept_PT
dc.description.abstractChildren are constantly changing beings, developing rapidly. Consequently, the educator must accompany them, creating new challenges for them, allowing for new achievements. This report reflects the work carried out with a pre-school age group during which it was intended to reflect on the role of music as an instrument of educational intervention in the development of transversal skills with preschool children. In this discussion the concepts of reflective professional and pedagogical differentiation were fundamental. Music is a very present from of art in the children‟s daily routine in kindergarten and it allows the development of different skills among them concentration. The educational intervention was primordial for the investigation, through participatory observation, the construction and application of activities related to the music and the constant adaptation to the needs of the group, in this way it was possible throughout the investigation to observe, to plan, to intervene and evaluate, giving rise to new data and new conclusionspt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectProfissional reflexivopt_PT
dc.titleA música, os sons e os silêncios no desenvolvimento da capacidade de concentraçãopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid201891310pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A música os sons e os silêncios no desenvolvimento da capacidade de concentração.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.