Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2577
Title: O papel do Educador de Infância nas Artes Visuais
Authors: Loureiro, Filipa Daniela Lopes
Orientador: Oliveira, Mónica
Keywords: Artes Visuais
Competência
Desenvolvimento
Issue Date: 22-Mar-2018
Abstract: O presente Relatório de Estágio remete-se às práticas educativas desenvolvidas no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I, II e III, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este relatório de investigação tem como temática principal o papel do educador nas Artes Visuais, contudo as práticas neste subdomínio são ainda marcadas por um ensino bastante condicionado e estereotipado pelos educadores de infância. Por vezes o educador não valoriza as potencialidades deste subdomínio, e por vezes de forma inconsciente, influência e interrompe o processo imaginário das crianças, através de atividades vulgares ligadas às Artes Visuais. Assim sendo, o educador deve fazer parte do processo de descoberta da criança, desprezando os estereótipos e abrindo a mente para novas ideias e novos mundos. Deste modo, e face a esta visão, com esta investigação pretende-se atuar de forma consciente e fundamentada neste subdomínio, refletindo não só sobre as suas potencialidades, mas também sobre o papel fundamental do educador de infância no modo como proporciona às crianças as atividades de Artes Visuais. Para apoiar esta prática, este relatório de investigação terá como primeira parte a fundamentação teórica, que incluiu a investigação e reflexão sobre algumas fontes acerca das potencialidades lúdico-expressivas da Educação Artística, para de seguida abordar as Artes Visuais. Para aprofundar esta temática, foi realizado um estudo de caso numa instituição de organismo privado de solidariedade social, sem fins lucrativos, através de uma investigação qualitativa, apoiada em entrevistas às educadoras e na implementação e análise de atividades num grupo de crianças de 5 anos. Ao nível da ação educativa pretendemos promover experiências educativas diversificadas, atribuindo particular ênfase ao subdomínio das Artes Visuais e valorizando os espaços e recursos disponíveis. Tivemos como preocupação planificar atividades que vão ao encontro dos interesses e necessidades do grupo. Com a análise das entrevistas e das grelhas de observação das crianças, vamos poder observar que são várias as potencialidades das Artes Visuais, não só no desenvolvimento integral da criança, como também no auxílio do trabalho do educador de infância, permitindo avaliar o desenvolvimento de cada criança
This Internship Report is about the educational practices developed at the Curricular Units of Supervised Teaching Practice I, II and III, of the Master in Pre-School Education. This research report has the role the kindergarten teachers in Visual Arts as main theme, because the practices in this subdomain are still set by a very conditioned and stereotyped teaching from the kindergarten teachers. Sometimes, the educator does not value the potentialities of this subdomain and, unconsciously, influences and interrupts the children imaginary process through common activities related to Visual Arts. Therefore, the educator must be part of the discovery process of the child, disregarding the stereotypes and open his mind for new ideas and new worlds. This way, with this research we intended to act consciously and well-founded in this subdomain, reflecting not only its potentialities, but also the fundamental role that the kindergarten teachers employs in the way they provide children the Visual Arts activities. To support this practice, this research report will have has its first part the theoretical basis, where there was an investigation and reflection on some authors about the ludic and expressive potentialities of Artistic Education and then the approach to the Visual Arts. In order to deepen this theme, a case study was done at a non-profit private institution of social solidarity, through a quality research, based on interviews with the educators and on the implementation and analysis of the activities in a group of five years old children. At the level of the education action, we pretend to promote diversified educational experiences, setting particular emphasis on the subdomain of Visual Arts and valuing the available spaces and resources. We had as a concern the planning of the activities that meet the interests and necessities of the group. With the analysis of the interviews and of the children’s observation grids, we will see that there are various potentialities on Visual Arts, not only in the integral development of the child, but also in the support of the kindergarten teacher’s work, allowing to evaluate the development of each child
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2577
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.